O ministro Alexandre de Moraes, do Superior Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (4), a prisão da deputada federal Carla Zambelli. O ministro também ordenou o bloqueio do passaporte de Zambelli e de todas as suas contas bancárias. Além disso, o magistrado mandou que em até duas horas suas contas em diversas redes sociais sejam bloqueadas
Caso não cumpram a determinação, a multa diária é de R$ 100 mil.
Zambelli saiu do Brasil pela fronteira com a Argentina, na região de Foz do Iguaçu (PR). No entanto, ela não registrou na PF essa saída. Só existem registros da entrada dela no país vizinho e a coluna apurou que ela fez o trajeto por via terrestre e usou o documento de identidade para a entrada na Argentina e não o passaporte.
De acordo com a Globonews, Zambelli saiu do país no dia 25 de maio, e foi para Buenos Aires, de onde pegou um voo para os EUA. Em maio, ela foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Zambelli tentou explicar sua fuga se fazendo de vítima do Judiciário, numa postura bem diferente daquela que teve quando perseguiu de arma em punho um jornalista negro pelas ruas de São Paulo. Inicialmente, ela disse que estava na Itália. No entanto, ela ainda está em Miami, nos EUA.
O STF chegou a apreender o passaporte da parlamentar em 2023, mas acabou devolvendo o documento.Após a fuga, o advogado da deputada Carla Zambelli (PL-SP), Daniel Bialski, deixou a defesa da parlamentar. A decisão do advogado Daniel Bialski se deu por motivos de “foro íntimo”. Carla Zambelli, no último mês, foi condenada a dez anos de prisão pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Leia também
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Moraes dá 5 dias para PGR explicar acusações de violação de celular de coronel do 8/1
Defesa questiona custódia, aponta falhas na devolução e pede anulação das provas do aparelho
Justiça dos EUA manda intimar Moraes em processo que envolve Trump Media e Rumble
Empresas acusam ministro do STF de ter desrespeitado leis dos EUA ao determinar que perfis sejam bloqueados no país
STF propõe conciliação, derruba aumento do IOF e também decisão do Congresso
Ministro Alexandre de Moraes propõe conciliação entre Executivo e Legislativo após disputa judicial sobre o imposto