ICL Notícias
Juliana Dal Piva

Formada pela UFSC com mestrado no CPDOC da FGV-Rio. Foi repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL. É apresentadora do podcast "A vida secreta do Jair" e autora do livro "O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro", da editora Zahar, finalista do prêmio Jabuti de 2023.

Colunistas ICL

Ministro Alexandre de Moraes nega passaporte para Bolsonaro viajar para posse de Trump

Ministro informou que não ficou comprovado o convite; posição da PGR foi pela negativa da devolução do passaporte
16/01/2025 | 13h04

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, negou nesta quinta-feira (16) a devolucção do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro para que ele pudesse viajar para a posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, tinha se manifestado contra a ida de Bolsonaro e Moraes decidiu nessa linha.

Em documento enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quarta-feira (15), Gonet disse que não foi demonstrada “necessidade básica, urgente e indeclinável” de o ex-presidente sair do país.

O PGR também afirmou que Bolsonaro não apresentou “fundamento de especial relevo que supere o elevado valor de interesse público que motiva a medida cautelar em vigor” e que a viagem desejada “pretende satisfazer interesse privado” e não se mostra imprescindível.

Na decisão Moraes, afirmou que nada ocorreu que justificasse a retirada da medida cautelar que reteve o passaporte. Pelo contrário, “o cenário que fundamentou a imposição de proibição de se ausentar do país, com entrega de passaportes, continua a indicar a possibilidade de tentativa de evasão do indiciado JAIR MESSIAS BOLSONARO, para se furtar à aplicação da lei penal, da mesma maneira como vem defendendo a fuga do pais e o asilo no exterior para os diversos condenados com trânsito em julgado pelo PLENÁRIO do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL em casos conexos à presente investigação e relacionados à “tentativa de Golpe de Estado e de Abolição violenta do Estado Democrático de Direito”.

O passaporte de Bolsonaro está retido desde fevereiro de 2024 em decorrência das investigações das quais ele é alvo, incluindo a que trata da suspeita de envolvimento numa trama de golpe de Estado em 2022.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail