Por Helcio Zolini*
O governador Romeu Zema (Novo) deve estar com tempo sobrando na sua agenda. Ao ponto de, nesta quarta-feira (12), publicar um vídeo bizarro no seu Instagram, onde aparece comendo uma banana com casca e tudo.
A ideia, tão sem graça quanto indigesta, era tentar ser original e engraçado para, ironicamente, criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Diante da alta dos preços dos alimentos, Lula tem falado sobre a importância de substituir determinados produtos por outros com valores mais em conta.
No vídeo, Zema informa que a receita da banana com casca é aprovada por nutricionista e é a sua contribuição para os brasileiros enfrentarem a triste realidade da inflação da comida.
O vídeo porém, não pegou bem.
Zema mostra desconhecer o fato de que existem milhões de pessoas que não tiveram a sua mesma sorte, de herdar um império empresarial.
Seja no Brasil ou em diversas outras partes do mundo, essas pessoas sobrevivem do jeito que é possível.
Inúmeras passam fome, comem restos de comida ou se alimentam com cascas de banana e de outras frutas.
E, seguramente, nenhuma delas tem o poder para se autoconceder aumento de salário.
Ou de autorizar gastos milionários (com dinheiro público) para contratar buffets faustosos, regados com iguarias diversas e carnes nobres, como filé mignon, camarões e outros pescados. Seguidos, obviamente, pelas indefectíveis e sofisticadas sobremesas.
Se faltou empatia, humor e inteligência à peça desta quarta-feira, por outro lado ela serviu pelo menos para uma coisa: reavivar a memória dos mineiros.
Lembrar que o governador do vídeo é o mesmo personagem que recentemente concedeu para si mesmo, numa canetada, um aumento de 300% no seu próprio salário.
E que quando tem a oportunidade de contribuir para um debate sério, como é o da falta de comida na mesa das pessoas, em vez de solução, oferece banana com casca para os brasileiros.
*Jornalista, criador do Blog do Helcio Zolini
Relacionados
Transportadora ligada ao Grupo Zema é autuada por trabalho análogo à escravidão
Trabalhadores da Cidade das Águas transportavam móveis e eletrodomésticos às lojas da família do governador de MG
Justiça impede ataque de Zema à saúde de Juiz de Fora
Em 2024, o governador Zema decidiu romper unilateralmente o acordo, suspendendo os repasses do município
Governo Zema beneficiou exploração da Serra do Curral, que gerou danos de R$ 30 mi
Caso envolve coação e uso inapropriado de TACs para manter mineração irregular que pode ter contaminado rio das Velhas