Por Karla Gamba
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) deu 15 dias para que a deputada federal Carla Zambelli e o hacker Walter Delgatti se manifestem em relação à denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de invasão ao sistema do CNJ e falsidade ideológica.
Na denúncia, a PGR alega que Zambelli teria sido a mandante e Delgatti o executor da invasão de dispositivos informáticos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A invasão, segundo a procuradoria, teve o objetivo de inserir documentos falsos no sistema com o intuito de prejudicar a administração do Judiciário, da Justiça, além de colocar em cheque a credibilidade dessas instituições, gerando vantagens políticas para a deputada.
Com a anuência e sob o comando de Carla Zambelli, Delgatti invadiu diversas áreas do sistema do CNJ, produziu e inseriu documentos falsos, como alvará de soltura, além de um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes — este redigido pela própria parlamentar.
Para o Procurador-Geral Paulo Gonet, a deputada do PL agiu de maneira “livre, consciente e voluntária” ao comandar a invasão de sistemas institucionais utilizados pelo Poder Judiciário.
O procurador descreve ainda que houve planejamento, arregimentação de pessoa com aptidão técnica, e meios necessários para a praticar do crime.
A atuação de Delgatti também é vista como “livre, consciente e voluntária”, pela PGR. O hacker utilizou dados de usuários de servidores para criar uma credencial falsa com poderes de magistrado.
Relacionados
Advogada de homem perseguido por Zambelli diz que deputada tenta inverter narrativa
Dora Cavalcanti, que representa Luan Araújo, diz que deputada federal proferiu mentiras
STF forma maioria de 6 a 0 para condenar e cassar bolsonarista Carla Zambelli
Dias Toffoli antecipou o voto, mesmo após pedido de vista de Kassio Nunes Marques
Kassio interrompe julgamento de Zambelli; STF tem maioria para condenação
Ministro pediu vista do processo da deputada bolsonarista; ele tem até 90 dias para analisar os autos