ouça este conteúdo
|
readme
|
Por Brasil de Fato
Em comemoração aos 40 anos de fundação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a entidade lança no próximo dia 15 o jogo de tabuleiro ‘Rumo à Reforma Agrária Popular’, uma parceria com a organização Mundukide e a editora Expressão Popular.
“Esse jogo tem o objetivo de conhecermos, de nos aprofundarmos, de brincar, de olhar e se informar sobre a história do MST, jogando, brincando e fazendo parte da luta rumo à Reforma Agrária Popular”, afirma Rosmeri Witcel, da coordenação nacional do MST.
O objetivo do jogo é fazer com que os participantes alcancem a reforma agrária popular, sem deixar ninguém para trás e com o maior número de sementes possível para semear o futuro. Ao longo da partida, diversos obstáculos devem ser superados coletivamente para concluir o objetivo final.
O jogo é destinado a crianças a partir de 8 anos de idade, com número mínimo de três jogadores e máximo de seis.
Com o auxílio de um dado, as rodadas vão seguindo os rumos do tabuleiro. Em cada parte da trajetória do jogo, aparecem ilustrações com histórias do MST, que teve início com a união de camponeses sem-terra, no início da década de 1980, no Rio Grande do Sul, reivindicando reforma agrária.
As casas do tabuleiro mesclam os rumos que o movimento tomou ao curso do tempo, como a criação da primeira escola, a bandeira, o hino, criação de fundos de cooperação na produção de alimentos, entre outros marcos da história dessas quatro décadas.
O jogo será lançado no próximo dia 15 de dezembro e já está disponível para pré-venda no site da Expressão Popular.
Relacionados
MST prepara ocupações e doações de alimentos em denúncia ao agro e por reforma
‘Que nesse mês de abril a gente possa tirar conquista para o nosso povo', espera coordenadora do MST
MST planeja instalar fábrica de fertilizante orgânico em parceria com a China no RS
Anúncio foi feito por João Pedro Stedile durante a 22ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico
MST realiza Festa da Colheita do Arroz no RS depois de um ano sem a celebração
Em 2024, a comemoração foi suspensa devido aos impactos da enchente histórica no estado