ICL Notícias

Mulheres da equipe do ICL defendem Dal Piva e avisam que extremistas não vão intimidar

Jornalista do ICL Notícias tem sido atacada na rede pelo criminoso bolsonarista Allan dos Santos e seus seguidores
15/07/2024 | 05h00

As mulheres da equipe do ICL Notícias gravaram mensagem de apoio à jornalista Juliana Dal Piva pelos ataques sofridos pelo criminoso foragido Allan dos Santos e em repúdio à misoginia do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores. O texto é subscrito por todos os integrantes do ICL.

Gabriela Varella, Roberta Garcia, Vivian Mesquita, Heloisa Villela, Cristina Serra e Deborah Magagna deram seu depoimento em vídeo que está nas redes sociais do ICL e pode ser visto abaixo.

“É inadmissível que uma jornalista tenha sua integridade colocada em risco justamente por realizar com brilhantismo e coragem o seu ofício”, diz um trecho do manifesto.

Veja os depoimentos:

 

Em defesa do jornalismo e de Juliana Dal Piva

“Mais uma vez, uma campanha sórdida e orquestrada pela extrema direita tem como alvo Juliana Dal Piva, jornalista do ICL Notícias. Juliana, repórter talentosa e incansável, autora do premiadíssimo livro “O negócio do Jair — a história proibida do clã Bolsonaro” e de inúmeras reportagens de impacto, foi vítima de um ataque mentiroso do blogueiro Allan dos Santos, um criminoso foragido da Justiça brasileira, e que funcionou como senha para uma horda de extremistas inundar as redes sociais da jornalista e destilar toda a sorte de ameaças e ofensas.

O jornalismo é um dos pilares de qualquer sociedade democrática. O direito à comunicação, consagrado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e garantido pela Constituição, é condição indispensável ao exercício da cidadania.

Não por acaso, toda vez que o autoritarismo viceja, a liberdade de imprensa e as trabalhadoras e trabalhadores da comunicação se tornam os primeiros alvos. Foi assim na ditadura militar, ainda é assim nos dias de hoje. Sempre que os interesses escusos são contrariados e os malfeitos são revelados ao público, a reação dos extremistas é calcada na mentira, na violência e na perseguição a quem ousa fazer jornalismo comprometido com o interesse público.

Quando as mulheres protagonizam o debate público, o extremismo costuma adicionar misoginia e sexismo em doses cavalares à reação, multiplicando a violência dos seus atos.

Não é mera coincidência que a blitzkrieg contra Juliana Dal Piva tenha ocorrido poucos dias antes da revelação, em uma série de matérias coordenadas por ela e publicadas no portal do ICL Notícias, de novos escândalos de corrupção envolvendo a família Bolsonaro – no caso, Carlos Bolsonaro, o filho “zero-dois” do ex-presidente da república, e de mais um indiciamento do próprio Jair.

Novamente o bolsonarismo se insurge contra a imprensa livre e, em especial, contra as mulheres que nela se destacam. Várias profissionais já estiveram na mira de Bolsonaro e dos bolsonaristas. A “predileção” por atacar mulheres foi objeto de várias reportagens que escancaram a misoginia como uma característica visceral da extrema direita.

É inadmissível que uma jornalista tenha a sua integridade posta em risco justamente por realizar com brilhantismo e coragem o seu ofício. Embora os ataques à Dal Piva escrevam mais uma lamentável página dessa história, são também uma injeção de ânimo para que respondamos da forma que mais incomoda quem só tem compromisso com a mentira: fazendo jornalismo comprometido com a verdade.

Para nós, a defesa da pluralidade, da democracia, do direito à comunicação e da liberdade de imprensa são princípios inegociáveis de uma sociedade democrática, assim como a promoção dos direitos humanos e o fim da violência de gênero. Não vamos nos intimidar; vamos buscar as medidas judiciais cabíveis e dizer aos extremistas, autoritários e misóginos, em alto e bom som: mexeu com uma, mexeu com todas, mexeu com o ICL e, principalmente, mexeu com a nossa comunidade!”

 

Assinam:

Ana Carolina Navarro
André Campedelli
André Graziano
Antonio Farinati
Bernardo Cotrim
Bia Abramo
Cesar Calejon
Chico Alves
Chico Pinheiro
Cristina Serra
Deborah Magagna

Eduardo Moreira
Heloísa Villela
Gabriela Varela
Guga Noblat
Helga Simões
Igor Mello
Jorge Mizael
Juca Kfouri
Karla Gamba
Laura Kotscho
Leandro Demori
Lucas Rocha
Luiz Almeida
Marcia Cunha
Mariana Amaral
Mateus Pichonelli
Maurício Arruda
Roberta Garcia
Rodrigo Borges
Rodrigo Vianna
Rogério Jordão
Vivian Mesquita
William de Lucca
Xico Sá

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail