O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi surpreendido ao desembarcar na Índia, na manhã desta sexta-feira, horário de Brasília, para a Cúpula do G20. Outdoors instalados na via de saída do aeroporto de Nova Déli pedem, em Inglês, a nomeação de uma mulher negra para o Supremo Tribunal Federal (STF), no lugar da ministra Rosa Weber, que vai se aposentar em outubro.
Campanha é de autoria de diversas ONGs brasileiras e traz mensagens como “presidente Lula, contamos com você para indicar uma mulher negra para o STF” e “em 132 anos, o Brasil nunca teve uma mulher negra no STF”, além de lembrar que “os votos de mulheres e negros foram essenciais para a eleição de Lula em 2022”.
Além das mensagens, os outdoors também informam o endereço do site www.ministranegranostf.com.br. Nele há um abaixo-assinado para pressionar o presidente Lula a indicar finalmente uma mulher negra para o STF. A campanha lembra que apesar do Brasil ser um “país com mais da metade da população composta por mulheres e pessoas negras, é inexplicável que o STF em seus 132 anos de existência com 171 ministros tenha sido ocupado por apenas três mulheres e três homens negros”.
A campanha é organizada OGNs Coalizão Negra por Direitos, DeFEMde, Geledés, Girl Up Brasil, Lamparina, Instituto da Advocacia Negra Brasileira (IANB), Instituto de Defesa da População Negra (IDPN), Instituto de Referência Negra Peregum, Instituto Marielle Franco, Juristas Negras, Movimento da Advocacia Trabalhista Independente (Mati), Movimento Negro Evangélico (MNE), Mulheres Negras Decidem, Nossas, OAB tá On, Observatório da Branquitude, Perifa Connection e Utopia Negra Amapaense.
Deixe um comentário