Vendidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como modelo de educação para o Brasil, as escolas militares não aparecem na lista das notas mil na redação do Enem 2023 — é considerada a prova mais importante do Exame Nacional do Ensino Médio.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), organizador do Enem, os 60 alunos que tiraram mil na redação são de colégios particulares — em grande maioria — e públicos. Nenhum deles é de escolas militares.
Ainda segundo o Inep, das 60 redações com a nota máxima, 25 — ou 41,66% — foram feitas por estudantes de estados da região Nordeste. Em seguida, aparecem 18 estudantes do Sudeste.
O Inep aponta ainda que as 60 redações que atingiram nota mil na última edição representam o maior número desde 2016, quando foram registradas 77 pontuações máximas. Em 2022, foram apenas 18 estudantes.
No Enem 2023, a redação teve como tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
RANKING DE NOTAS MIL POR REGIÃO:
- Nordeste: 25.
- Sudeste: 18.
- Sul: 7.
- Norte: 5.
- Centro-Oeste: 5 (contando o DF).
Relacionados
Enem 2023: Nordeste é a região com maior número de redações nota mil no exame
O resultado do exame foi divulgado na manhã de ontem pelo Inep, responsável pela elaboração e aplicação da prova.
Enem 2023: notas serão divulgadas no dia 16; veja como acessar os resultados
Divulgação do espelho da redação estará disponível em 90 dias
Enem 2023: Reaplicação terá 93.620 participantes na terça e na quarta-feira
A nova aplicação é destinada para candidatos que foram prejudicados pela marcação do exame a mais de 30 km de sua residência nas datas originais, os que pediram a remarcação por problemas médicos ou de logística e os privados de liberdade