O grupo de 34 brasileiros que atualmente está no Sul da Faixa de Gaza deve ser autorizado a deixar a região no próximo sábado. O Egito autorizou hoje o governo brasileiro a pousar no aeroporto de Al Arish, cidade que fica a 53 quilômetros da fronteira.
O Itamaraty informou que os brasileiros devem ser autorizados a sair de Gaza amanhã (10).
A informação foi divulgada após conversa do ministro Mauro Vieira com o chanceler de Israel, ELi Cohen.
“Cohen afirmou não ter sido possível cumprir a garantia dada por ele de que os brasileiros sairiam ontem, 8/11, por fechamentos inesperados na fronteira. Assegurou a Vieira que brasileiros e familiares estarão na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira amanhã [sexta]”, escreveu o Ministério das Relações Exteriores em nota.
Os estrangeiros civis que querem deixar Gaza, em razão do conflito do Israel com Hamas, estão concentrados ao sul da Faixa, na passagem de Rafah, única saída viável e fronteira com o Egito.
Segundo relatou o Itamaraty, no X, “Cohen afirmou não ter sido possível cumprir a garantia dada por ele de que os brasileiros sairiam ontem, 8/11, por fechamentos inesperados na fronteira. Assegurou a Vieira que brasileiros e familiares estarão na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira amanhã”.
Leia também
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Brasileiros relatam cumplicidade egípcia com Israel para impedir solidariedade à Faixa de Gaza
Os manifestantes foram interceptados, tiveram seus passaportes confiscados e foram obrigados a embarcar em um ônibus
Brasileiros participam de Marcha Global para Gaza, com mais de 10 mil pessoas
Caravana reúne ativistas e movimentos de países dos cinco continentes e marchará 50 km, até a fronteira do Egito com Gaza
Ativista brasileiro Thiago Ávila está em greve de fome em Gaza desde domingo
Preso, ele protesta contra o sequestro da embarcação e as ordens de deportação de Israel