ICL Notícias

Nova onda de calor deve atingir 15 estados e o DF, alerta Inmet

Diferente do calor que castigou os brasileiros no mês de novembro, a onda será mais curta e de menor intensidade
13 de dezembro de 2023

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu ontem, terça-feira (12), um alerta para uma nova onda de calor, a partir da próxima quinta-feira (14), que deve atingir 15 estados e o Distrito Federal, com elevação de temperatura em todas as regiões do país. Diferente do calor que castigou os brasileiros no mês de novembro, essa onda será mais curta, somente até o domingo (17) e de menor intensidade.

Segundo o Inmet, durante o período de duração da onda de calor, as temperaturas podem variar entre 37ºC a 42ºC. A onda de calor é fruto de uma forte massa de ar quente que se concentra sobre o Norte da Argentina e Paraguai e afeta toda a região Centro-Sul do Brasil, além de parte dos Estados do Norte e Nordeste.

Na última segunda-feira, o ClimaTempo havia divulgado que o fenômeno seria mais intenso em oito estados, que veriam os termômetros com aumento médio de 5ºC até o dia 22 de dezembro. As temperaturas ficariam até 5ºC acima da média

Segundo o Inmet, em seu alerta, serão afetadas partes do Tocantins, Rondônia, Maranhão, Piauí, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do DF.

O instituto colocou essas regiões sob o nível laranja de perigo para o calor. Nesse nível, é recomendada maior atenção e cuidados especiais, sobretudo com idosos e crianças.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail