Uma nova modalidade de golpe do SMS tem utilizado dados reais dos usuários e tenta fazer com que a pessoa pague uma falsa taxa dos Correios. O órgão reconheceu o golpe e, em seu site oficial, informou sobre a importância de não clicar em links suspeitos.
De acordo com os Correios, os usuários podem rastrear as encomendas através do app oficial da empresa no iOS e Android.
“Para não cair em golpes, o ideal é que os clientes baixem o app dos Correios para acompanhar suas entregas. No aplicativo é possível rastrear encomendas e pagar tributos de importação, entre outros serviços. Também é indicado verificar o site da empresa (www.correios.com.br) e os perfis nas redes sociais para obter informações oficiais“, informou os Correios.
Golpe

Em um dos exemplos dados pelo site Tecnoblog, um consumidor recebeu uma mensagem via SMS solicitando pagamento de taxa. (Foto: Reprodução)
Em um dos exemplos dados pelo site Tecnoblog, um consumidor recebeu uma mensagem via SMS solicitando pagamento de taxa. Os golpistas tentam redirecionar o usuário para o pagamento por meio de link falso.
O grande problema do Golpe dos Correios é as informações da mensagem falsa conterem dados reais, como CPF e endereço. Ao clicar no link, os usuários são direcionados para códigos de rastreio reais, de encomendas que eles estão aguardando.
Como se proteger?
Os Correios informaram que a melhor proteção é não clicar em links via SMS. De acordo com o órgão, todas as informações corretas estão disponíveis no aplicativo oficial. Em caso de dúvidas, basta ir até a agência mais próxima da sua residência e conversar diretamente sobre possíveis taxas pendentes.
Além do Golpe dos Correios, os criminosos tentam aplicar golpes na internet de todas as formas, como o Golpe do Pix Errado e os golpes no WhatsApp.
SAIBA MAIS:
40% dos brasileiros já sofreram algum tipo de golpe, diz Serasa
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Quadrilha cria site e prejudica 35 mil candidatos ao Enem em 2024
PF cumpre mandatos de prisão na cidade de Praia Grande em São Paulo
Suspeitos de desviar salários de Gabigol e outros jogadores são presos
Gabigol e Kannemann foram vítimas da fraude
Flávio defende golpe se futuramente STF não aceitar indulto a Bolsonaro
"A gente está falando de possibilidade e de uso da força", diz o senador, em caso de o STF considerar um indulto inconstitucional