A Carteira de Identidade Nacional (CIN) possui data de validade variável de acordo com a idade do titular quando tirou o documento. Até 12 anos incompletos quando tirou o documento: validade de 5 anos; De 12 a 60 anos incompletos quando tirou o documento: validade de 10 anos; Acima de 60 anos quando tirou o documento: validade indeterminada.
Um decreto do governo federal de fevereiro de 2022 trata dos procedimentos e os requisitos para a expedição da CIN, também conhecida como “novo RG”. A CIN começou a ser emitida em janeiro de 2024. O RG “antigo” perde a validade em 2032.
A carteira pode ter a validade negada em razão de:
- Alteração dos dados nela contidos.
- Existência de danos no meio físico que comprometam a verificação da sua autenticidade.
- Alteração de características físicas do titular que suscitem dúvidas fundadas sobre a sua identidade.
- Mudança significativa no gesto gráfico da sua assinatura.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, até dezembro de 2024, 17 milhões de brasileiros já possuem o documento. A CIN pode ser tirada por brasileiros de qualquer idade, inclusive bebês, em qualquer um dos 26 estados e no Distrito Federal.
Governo quer acelerar novo RG
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos tem altas ambições com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), e planeja impulsionar a emissão do documento que promete reduzir fraudes e golpes, e representa um avanço econômico para as políticas públicas.

17 milhões de brasileiros já possuem o documento
Até o momento, cerca de 17,3 milhões de unidades da carteira já foram emitidas, e a expectativa da Secretaria de Governo Digital (SGD) é que a emissão atinja a marca de 130 milhões — que representaria dois terços da população brasileira — até o final de 2026.
Para atingir esse objetivo, a SGD conta com a ajuda dos estados responsáveis pelas emissões, além de um repasse de 15% do Fundo Nacional de Segurança Pública, cedido pelo Ministério da Justiça, para a implementação da carteira.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Governo autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado
Primeiras nomeações estão previstas para maio em 16 órgãos federais
Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional
Cadastro deve conter identidade, CPF e endereço do proprietário, e dados sobre procedência dos animais
Mais de 17 milhões já tiraram nova Carteira de Identidade Nacional
CIN é emitida em todos os estados brasileiros