A Adidas, fornecedora de materiais esportivos para a seleção alemã de futebol, proibiu a compra de uniformes personalizados com o número 44. A medida ocorreu após serem apontadas semelhanças com o símbolo usado pelas unidades nazistas da SS da época da Segunda Guerra Mundial.
As unidades SS foram as maiores responsáveis pelos crimes contra a humanidade cometidos pelos nazistas. A informação é da BBC.
“Bloquearemos a personalização das camisas da seleção alemã”, afirmou um porta-voz da Adidas.
Uniforme

Camisa da seleção alemã remete à SS, uma das responsáveis pelos crimes contra a humanidade perpetrados pelos nazistas. Foto: Getty Images
O historiador Michael König foi o primeiro a falar sobre a semelhança do uniforme lançado com o simbolismo nazista ao dizer que o design dos uniformes era “muito questionável”.
O símbolo nazista, usado pelas unidades SS, foi projetado em 1929. Os membros da SS cumpriam funções como as de agentes da Gestapo, a polícia secreta alemã, e de guardas de campos de concentração. Eles tinham deveres de administrar os locais onde milhões de pessoas foram condenadas à morte.
O que diz a Adidas?
O porta-voz da Adidas, Oliver Brüggen, negou que a semelhança do uniforme com os símbolos nazistas fosse intencional. Segundo a empresa, a Federação Alemã de Futebol (DFB) e parceiros desenharam os números nas camisas.
“Nós, como empresa, estamos comprometidos em nos opor à xenofobia, ao antissemitismo, à violência e ao ódio em todas as formas”, disse Brüggen.
A Federação Alemã de Futebol (DFB) se manifestou por meio de uma publicação na rede social X. A DFB informou que os desenhos das camisas foram submetidos à UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) para revisão durante o processo de design e que “nenhuma das partes envolvidas viu qualquer proximidade com o simbolismo nazista”.
De acordo a entidade, seria desenvolvido um design alternativo para o número 4.
Seleção Alemã
O novo uniforme da seleção alemã também causou polêmica pela escolha do rosa brilhante como cor para o segundo kit, que seria em alusão à diversidade do país. Os críticos, no entanto, afirmam que esta não é a cor tradicional da Alemanha e foi introduzida apenas para arrecadar dinheiro para a DFB.
A Adidas fabrica as camisas alemãs desde 1950. A DFB anunciou recentemente que a parceria com a empresa alemã está chegando ao fim. A partir de 2027, a Alemanha vai ter a americana Nike como fornecedora de materiais esportivos.
A Alemanha será a anfitriã da Eurocopa marcada para este ano, que será realizada em 10 cidades diferentes.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Cidade da Alemanha oferece moradia de graça para atrair moradores
Eisenhüttenstadt, na antiga Alemanha Oriental, oferece duas semanas num apartamento mobiliado para atrair profissionais qualificados
Finalmente empossado, novo chanceler da Alemanha faz primeiro discurso
Em meio a crises e incertezas, Friedrich Merz diz que quer o exército mais forte da Europa
Terremoto político na Alemanha
Conservador Friedrich Merz, que deveria tomar posse como novo chanceler, não consegue votos suficientes no parlamento