ICL Notícias

Uma nova previsão indica que a quinta onda de calor de 2025, inicialmente prevista para durar até a quarta-feira (5), pode se prolongar até 10 de março no Sudeste e Centro-Oeste. As áreas ao norte do Nordeste e na metade norte da Região Norte seguem com probabilidade de chuvas fortes e ventanias.

Na região Norte do Brasil, as pancadas de chuva vão continuar ocorrendo basicamente por causa do calor e da grande disponibilidade de umidade no ar. O avanço de linhas de instabilidade tropicais, provocam chuva volumosa em diversas áreas da Região Norte.

De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), a posição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), é formada de ventos alísios provenientes do Hemisfério Norte e do Hemisfério Sul. [E o deslocamento dos ventos que, a depender da estação no ano, traz as chuvas para a América do Sul.   Nos meses de março e abril (verão/outono), a ZCIT está localizada mais ao sul do globo terrestre.

No Sudeste e Centro-Oeste, o rompimento do bloqueio atmosférico que provoca a onda de calor, vai permitir que áreas de baixa pressão atmosférica voltem a se formar pelo interior do Brasil, deixando o tempo instável.

Com o aumento da chuva e as frentes frias voltando a avançar pela costa do Sul e do Sudeste durante a segunda quinzena de março, as temperaturas tendem a baixar fazendo com que as médias finais fiquem mais próximas da normalidade.

calor

Chuvas só devem chegar no Sudeste na segunda quinzena de março (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Calor prossegue na região Sul

No Sul, as frentes frias devem apenas passar pela costa do Rio Grande do Sul, sem conseguir mudar as áreas de instabilidade não conseguem se expandir para o interior do continente.

O oceano Atlântico Sul, na costa do Sul e do Sudeste do Brasil, está com temperatura acima do normal, o que facilita a formação de áreas de baixa pressão atmosféricas sobre o oceano. Esse tipo de sistema facilita o crescimento de áreas de chuva pelo litoral do Sul e do Sudeste.

As chuvas de março, no entanto, não vem quantidade para repor o que faltou até agora. Não há expectativa de que ocorra o que popularmente se chama de “águas de março”. No mês de março, que assinala o fim do verão e o começo do outono, as médias de precipitação são menores do que as observadas entre dezembro e fevereiro.

O equinócio de outono (início oficial da estação) em 2025 ocorre às 6h02 do dia dia 20 de março. A estação se prolonga até às 23h42 do dia 20 de junho, quando se inicia o inverno.

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail