ICL Notícias
Meio Ambiente

Onda de calor vai atingir diversos estados a partir deste fim de semana

Temperaturas podem ultrapassar até mesmo os 40 °C. No Sul vai predominar a influência de ar frio e instabilidade
17/08/2024 | 13h06

Uma onda de calor se inicia no Brasil neste fim de semana e vai ganhar força em vários estados. A exceção ficará por conta das áreas mais ao extremo Sul do território nacional, que sofrem a influência de um ar mais frio e com instabilidade, deixando a temperatura ainda baixa. A informação é do Metsul.

No Sudeste, o calor chega com força em São Paulo. Muitas cidades do Oeste, do Centro e do Norte do estado, no interior, devem ter máximas à tarde perto e acima de 35 °C neste sábado (17) e domingo (18). Na capital, as máximas, nos dois dias, ficam entre 31 °C e 32 °C.

O fim de semana também será de calor no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Em Belo Horizonte, as temperaturas podem chegar a até 32 °C. A máxima no Rio de Janeiro deve ser de 33 °C, enquanto Vitória (ES) poderá atingir 32 °C.

Onda de calor no Centro-Oeste

De acordo com o Climatempo, o Centro-Oeste também sofrerá com a onda de calor. Em Brasília, a previsão é de até 31 °C.

Em Cuiabá, as máximas devem ficar entre 41 °C e 42 °C. Já em Goiás, as temperaturas podem variar entre 34 °C a 37 °C em muitos municípios, inclusive na capital.

Nordeste

No Nordeste, João Pessoa (PB) e Recife (PE) devem marcar 29 °C. Aracaju (SE) alcançará 27 °C, enquanto Natal (RN) poderá registrar 30 °C, Maceió (AL) 28 °C, Salvador (BA) 26 °C, Fortaleza (CE) 31 °C, São Luís (MA) 32 °C e Teresina (PI) até 36 °C.

Norte

A onda de calor também vai atingir toda a região. Em Macapá (AP), a temperatura máxima pode chegar a 34 °C, assim como em Boa Vista (RR). Rio Branco (AC) e em Palmas (TO) podem registrar até 36 °C.

Em Belém (PA), Porto Velho (RO) e Manaus (AM), a máxima poderá chegar a 34 °C, 35 °C e 35 °C, respectivamente.

Sul

Em Curitiba, a máxima deve ser de 30 °C. Mas Florianópolis poderá registrar 25 °C, enquanto que em Porto Alegre os termômetros devem ficar um pouco abaixo — 21 °C.

(Foto: Agência Brasil)

Dicas baixa umidade

Algumas dicas, passadas por médicos, quando a umidade relativa do ar está baixa são: lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz.

Procure manter o corpo sempre bem hidratado. Beba bastante água, mesmo sem sentir sede. Na hora do lanche ou da sobremesa, dê preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja, por exemplo.

Em especial, fique atento à hidratação das crianças, idosos e doentes. Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento. Evite a prática de exercícios físicos entre 10h e 16 h e coloque chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol.

 

SAIBA MAIS:

Saiba como se cuidar diante das altas temperaturas da nova onda de calor

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail