ICL Notícias

Pelotas: Canal São Gonçalo atinge 3,12 metros, maior marca da história

Diversas áreas na cidade, que até então não haviam sido atingidas pela cheia, estão alagadas
27/05/2024 | 20h02

O Canal São Gonçalo, em Pelotas, bateu novo recorde. Às 16h desta segunda-feira (27), o nível da água atingiu 3,12 metros. É o maior da série histórica. O canal faz a ligação entre as lagoas Mirim e dos Patos.

A marca anterior era de 3,04 metros e foi registrada neste domingo (26), superando a altura da enchente histórica de 1941, quando atingiu 2,88 metros.

Com o aumento de nível, diversas áreas na cidade, que até então não haviam sido atingidas pela cheia, estão alagadas desde domingo. É o caso da localidade Vila Farroupilha, no bairro Fragata.

Enchente na Praia do Laranjal. Foto: Gustavo Vara/Prefeitura de Pelotas

Segundo a prefeitura, o aumento do nível do Canal São Gonçalo ocorreu devido à descida da água da Lagoa Mirim depois das chuvas que atingiram a região no fim de semana. Em 48 horas, choveu 180 milímetros.

A Praia do Laranjal, onde a água da Lagoa dos Patos havia recuado, voltou a inundar.

Pelotas sem aulas

Com aumento do nível do Canal São Gonçalo, a Prefeitura de Pelotas decidiu, neste domingo, adiar novamente o retorno das aulas na rede municipal.

A retomada do calendário letivo em pelo menos dois terços das instituições de ensino estava prevista para esta segunda-feira. Mas, diante do novo quadro climático em meio à crise, as aulas voltaram a ser suspensas por pelo menos mais uma semana.

Leia também

Nível do Guaíba volta a ficar abaixo dos 4 metros e cai para 3,99 metros

Quase um mês após 1ª chuva forte, RS ainda soma milhares sem luz e sem aulas

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail