Por Salvador Nogueira
(Folhapress) — A missão Polaris Dawn, executada em parceria com a empresa SpaceX, realizou com sucesso nesta quinta-feira (12) a primeira caminhada espacial privada da história.
Jared Isaacman, o bilionário dono da empresa de pagamentos Shared4, foi o primeiro a deixar brevemente a cápsula Crew Dragon Resilience, da SpaceX, às 7h52 (de Brasília), enquanto ela sobrevoava a região entre a Austrália e a Antártida, a cerca de 700 km de altitude.
Caminhada espacial: Missão Polaris Dawn
Longe de ser uma missão de turismo, o esforço promove avanços reais na exploração espacial, com o desenvolvimento de trajes mais baratos e eficientes para a realização das chamadas EVAs, sigla para Atividades Extra-Veiculares, nome técnico dado às caminhadas espaciais.
“Parabéns ao grande esforço de equipe que nos permitiu chegar até esse ponto. Sabemos que é só o começo”, disse Isaacman, da entrada da escotilha, antes de retornar à espaçonave, oito minutos depois.
Em seguida, foi a vez da especialista de missão Sarah Gillis sair da cápsula, às 8h05. Ela também passou cerca de oito minutos do lado de fora. Durante esse período ambos realizaram testes de mobilidade do traje.
Nenhum dos dois teve problemas para se movimentar e escalar a estrutura que os permitiu deixar brevemente a Crew Dragon. Conectados por cabos umbilicais aos sistemas de suporte de vida, eles não flutuaram para longe da nave, seguindo estritamente os planos da missão.
SAIBA MAIS:
Empresas como a Starlink pagam só R$ 102 mil ao Brasil para explorar satélites
Satélite da Nasa vai pesquisar oceanos e efeitos das mudanças climáticas
Deixe um comentário