O ministro da Presidência do Conselho de Ministros de Portugal, António Leitão Amaro, afirmou que, em pouco mais de um mês, o número de imigrantes que tiveram os pedidos de residência rejeitados no país quase dobrou. Segundo informou o jornal Público, eles receberão as notificações para deixar o país voluntariamente ou à força, se necessário. Dos 18 mil estrangeiros nessa situação, 5.386 são brasileiros.
O ministro disse que a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) está notificando cerca de 2 mil imigrantes por dia para que saiam de Portugal.
A afirmação de Leitão Amaro foi feita durante conferência de imprensa para detalhar um balanço do primeiro ano de vigência do Plano de Ação para as Migrações. Para o ministro, as notificações dos imigrantes que devem sair de Portugal começaram a acelerar na semana passada. “O processo de emissão está (em modo) semiautomático”, destacou.

Ministro António Leitão Amaro
Abandono voluntário de Portugal foi acelerado
Segundo o jornal, a comunidade indiana é a mais afetada pela medida, com 13,4 mil pessoas notificadas. Os brasileiros representam o segundo maior grupo entre os que deverão deixar Portugal. O número total de notificações quase dobrou em pouco mais de um mês, refletindo a pressão sobre o sistema migratório português.
O procedimento de abandono voluntário foi acelerado após o fim da chamada “manifestação de interesse”, mecanismo popular de regularização que foi encerrado pelo governo. Agora, os imigrantes notificados terão até 20 dias para deixar o país por conta própria, sob risco de expulsão caso ignorem a determinação.
O debate sobre imigração em Portugal tem cada vez mais espaço, com o novo Parlamento e o governo reeleito buscando restringir o direito à cidadania e apertar o controle sobre a entrada de estrangeiros. O tema tem mobilizado tanto a sociedade portuguesa quanto as comunidades de imigrantes, especialmente os brasileiros, que formam uma das maiores diásporas no país.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Brasileiros são os mais afetados pelas leis anti-imigração aprovadas nesta quarta em Portugal
O novo pacote atinge diretamente os brasileiros que vivem no país
Brasileiros ‘invadem’ perfil de Trump após tarifas e presidente dos EUA limita comentários
Reações ao anúncio de taxas sobre exportações geraram enxurrada de críticas online
‘Gilmarpalooza’ reúne Motta, autoridades do governo e ministros do STF em Portugal
Segundo um levantamento do “Estadão”, os gastos de autoridades que viajaram ao fórum chegaram a R$ 1,34 milhão em diárias e passagens no ano passado