ICL Notícias

Previsão do tempo: Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste podem ter chuvas intensas, alerta Inmet

Segundo a previsão do instituto, há possibilidade de pancadas no Rio e SP
5 de março de 2024

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou alertas de “Perigo” e “Perigo Potencial” para algumas regiões do país devido à possibilidade de chuvas intensas hoje (5). O Rio de Janeiro e São Paulo, mesmo fora da área dos avisos, também têm previsão de chuva.

As regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, que estão dentro da área de alerta laranja, podem ter fortes chuvas, com ventos intensos de até 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Foto: Inmet

O Inmet recomenda que em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, pois há possibilidade de queda e descargas elétricas.

As áreas com alerta de ‘perigo potencial’, na mancha amarela do mapa do instituto, podem ter chuvas entre 20 e 30 mm/h, ventos intensos, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Foto: Inmet

Previsão do tempo para a semana

No decorrer da semana, a região Norte deve ter pancadas de chuvas, com valores maiores que 50,0 milímetros, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas, em praticamente toda a área. Amazonas, Pará, sul de Roraima e norte de Tocantins devem ser as áreas mais afetadas.

Na região Nordeste, também há previsão de pancadas de chuva, que podem ser fortes no Centro-Norte da região. Nas demais áreas, podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas em menores acumulados.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as pancadas de chuva podem chegar aos 70 mm, com raios e trovoadas. O centro-sul de Minas Gerais, noroeste de São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e Goiás podem ser afetados.

No Sul do país, o acumulado de chuva também pode ultrapassar os 70 mm, sobretudo no nordeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e oeste do Paraná.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail