Nos últimos anos, algumas profissões que haviam perdido espaço no mercado de trabalho voltaram a ganhar destaque. O fenômeno se deve, muitas vezes, a tendências culturais, tecnológicas e sustentáveis.
Em um mundo cada vez mais digital, ocupações consideradas antigas podem se reformular e apresentar uma grande contribuição para a sociedade. Veja a lista de cinco profissões que estão em alta novamente, elaborada pelo site Terra.
Profissões:
- Alfaiate
A busca por roupas sob medida e peças de qualidade fez a profissão de alfaiate se destacar novamente. Esse profissional pode oferecer serviços personalizados que contrastam com a produção em massa da indústria.
- Marceneiro
Os marceneiros, com habilidade de criar mobílias e peças decorativas sob medida, também voltaram a estar em alta na busca por serviços personalizados.

Em 2022, havia 245.174 marcenarias ativas no Brasil. (Foto: Reprodução)
Segundo dados do Sebrae, em 2022, havia 245.174 marcenarias ativas no Brasil. Esse número indica um crescimento de 30,98% nos últimos cinco anos e de 8,8% em relação a 2021.
- Costureira
A demanda por reparos e ajustes de roupas cresceu, impulsionada pela consciência ambiental e pelo desejo de prolongar a vida útil das peças. A personalização e o design exclusivo têm aumentado a procura por costureiras, com roupas sob medida.
- Ferreiro
A profissão de ferreiro ganhou novo fôlego com a valorização do trabalho artesanal e da customização em metalurgia. Peças como portões, grades e objetos decorativos feitos sob encomenda destacam-se por sua qualidade e beleza, resgatando técnicas tradicionais combinadas com design moderno.
- Barbeiro

A profissão de barbeiro voltou com força nos últimos anos. (Foto: Freepik)
A profissão de barbeiro voltou com força nos últimos anos, com o surgimento de barbearias que combinam o estilo vintage com serviços modernos. Muitas oferecem uma experiência completa de cuidado e estilo, o que impulsionou a demanda por profissionais qualificados na área.
SAIBA MAIS:
Profissionais com pós-graduação são mais valorizados no mercado de trabalho
Relacionados
Veja os 4 cursos técnicos com as melhores remunerações
84,4% dos formados em cursos técnicos estão empregados em até um ano após a conclusão do seu curso
Saiba quais são os empregos com maior potencial de crescimento nos próximos cinco anos
Estima-se que 92 milhões de empregos serão eliminados até 2030, enquanto 170 milhões de novas vagas serão criadas
STF suspende todas as ações do país sobre pejotização de trabalhadores
Tema tem colocado o Supremo em rota de colisão com a Justiça Trabalhista ao menos desde 2018