Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm sido alvos constantes da ação de golpistas. Não por acaso, o órgão alerta para que os segurados fiquem atentos e desconfiem sempre de vantagens e ganhos inexistentes.
Segundo o INSS, os golpes são variados, mas um dos mais aplicados é o da prova de vida. Nele, os criminosos telefonam — ou enviam mensagens via SMS ou WhatsApp ou e-mail — para aposentados e pensionistas alertando sobre a suposta necessidade de realizar o procedimento de forma digital. Os golpistas alegam que é uma nova modalidade adotada pelo órgão.
“Sempre que receber telefonema, SMS, mensagem de WhatsApp e e-mail tratando de assuntos relacionados ao INSS, o melhor caminho é não informar seus dados. Se tiver dúvidas, procure os nossos canais oficiais, como a Central 135, ou aplicativo Meu INSS. Ou peça ajuda a um familiar ou amigo de confiança”, recomenda Ocian Florêncio, gerente da Agência da Previdência Social (APS) de Rio Branco, no Acre.
O INSS garante que nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos. A atitude preventiva e o monitoramento do CPF são sempre as melhores medidas para cuidar dos seus dados pessoais e manter um bom score de crédito na aposentadoria.
EVITE GOLPES
O site do INSS orienta o segurado a concentrar todas as operações de atualização no espaço Meu INSS da plataforma Gov.br e jamais compartilhar login e senha.
As dicas para os aposentados são as seguintes:
1. Manter os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço atualizados no Meu INSS ou pelo telefone 135.
2. Não atender solicitações de dados por e-mail, mensagem ou telefone.
3. Não clicar em links enviados por SMS e desconfiar de mensagens não identificadas. O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41;
4. Acessar o MEU INSS na plataforma Gov.br para confirmar o contato ou a convocação;
5. Usar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir solicitações do INSS, seja para agendar um serviço ou para entregar algum documento.
Veja mais sobre prova de vida no link.
Deixe um comentário