Por Gabriel Gomes*
O deputado estadual do estado do Paraná Renato Freitas (PT) denunciou, em uma publicação em suas redes sociais, ameaças de morte por parte de policiais militares do estado.
Segundo o parlamentar, PMs invadiram uma ocupação do MST dias atrás e disseram na frente de todos que irão matar o “deputado Renato Freitas”.
De acordo com o parlamentar, as ameaças ocorreram após o deputado bolsonarista Ricardo Arruda (PL) ter afirmado na Assembleia Legislativa do Paraná que Renato Freitas estaria envolvido na morte de um policial na comunidade Nova Esperança, em Campo Magro, cidade da região metropolitana de Curitiba.
“Essa dedução absurda foi tirada apenas pelo fato de que um dos meus assessores faz parte da coordenação do Movimento Popular por Moradia na Nova Esperança”, explica Renato.
“Por que quando algum crime é cometido nas áreas nobres da cidade há investigação e individualização da culpa, e quando acontece numa comunidade pobre até os líderes comunitários são criminalizados? É inadmissível esse tipo de tentativa de criminalizar nosso mandato”, completa.
Renato Freitas levou sua denúncia à Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (SNDH), ligada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
O secretário Bruno Renato Teixeira anunciou a mobilização do programa de proteção aos defensores dos Direitos Humanos para estudar medidas de apoio ao parlamentar.
“É bom lembrar que Renato Freitas é deputado democraticamente eleito, defensor dos Direitos Humanos e, para garantir a defesa dos Direitos Humanos no estado do Paraná, é fundamental que nós possamos articular uma série de medidas que garantam a integridade física e psicológica para que Renato consiga exercer o seu mandato e sobretudo, exercer a defesa incondicional dos Direitos Humanos no estado do Paraná”, afirmou Bruno Renato Teixeira.
🚨MINHA VIDA ESTÁ EM RISCO📢
Policiais Militares do Paraná invadiram uma ocupação do MST há dias atrás, agrediram, ameaçaram e disseram na frente de todos que irão matar o “deputado Renato Freitas”.
Segue o fio 👇🏿 pic.twitter.com/irorAFIzhU
— Renato Freitas (@Renatoafjr) April 30, 2024
Nas redes sociais, Renato Freitas também publicou a imagem de um encontro com a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, “para articular o apoio do partido nessa luta”.
Pude encontrar também a presidenta do PT, @gleisi, para articular o apoio do partido nessa luta! pic.twitter.com/MAYfl7ToxN
— Renato Freitas (@Renatoafjr) April 30, 2024
Procurada pelo ICL Notícias para se posicionar sobre a denúncia do deputado, a Secretaria de Segurança Pública do Paraná respondeu apenas: “vamos verificar”.
Edu Moreira comenta sobre denúncia de Renato Freitas
A denúncia do deputado Renato Freitas foi noticiada na edição de hoje do ICL Notícias Primeira Edição. As ameaças foram comentadas por Eduardo Moreira, que classificou a associação de Renato a morte de um PM como “maluquice”.
“É uma maluquice, se tem um crime aqui no Jardins (bairro nobre de São Paulo), eles vão procurar qual deputado que mora no Jardins e falar que está envolvido? Funciona assim? Isso tem que ser apurado e o deputado que está fazendo isso tem que ser exemplarmente punido”, comentou Edu.
“A gente tem que trazer esse caso para mostrar para todo mundo que nosso irmão está agora com a mais perigosa de todas as ameaças, que é a dos caras que tem o direito de andar armado e tem a licença para matar”, completou.
*Estagiário sob supervisão de Chico Alves
Deixe um comentário