No Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (30) foi publicada a Resolução 1.363 do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) e do Ministério da Previdência Social (MPS) que recomenda ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a fixação do teto máximo de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas em 1,68% ao mês.
Além disso, o documento estabelece uma taxa de 2,49% ao mês para as operações realizadas por meio de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, reduzindo os percentuais anteriores de 1,72% e 2,55%, respectivamente.
As novas taxas entrarão em vigor cinco dias após a publicação da decisão do CNPS no Diário Oficial da União.
Atualmente, sob as regras vigentes, os segurados do INSS podem comprometer até 45% do benefício com empréstimos, sendo 35% para empréstimo pessoal, 5% para cartão de crédito e 5% para cartão de benefício. São 63.746.598 contratos de consignado ativos, abrangendo todas as modalidades.
Compare as taxas de juros pelo portal e app
As taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras no Brasil estão acessíveis no portal do INSS e no aplicativo Meu INSS, permitindo que os segurados consultem em qual banco elas estão mais favoráveis e realizem a portabilidade do empréstimo, se desejarem.
Ao selecionar o serviço “Extrato de Empréstimos” no aplicativo ou site, e depois a opção “Instituições e Taxas”, os juros estarão disponíveis para que o segurado verifique qual a taxa mais vantajosa antes de pegar o empréstimo.
Como verificar taxas de juros de bancos
- Acesse o aplicativo ou o site Meu INSS.
- Na página inicial, localize a lupa de pesquisa e digite “Taxas de Empréstimo Consignado”.
- Uma nova página será aberta, mostrando a lista de bancos e as taxas de juros praticadas por cada um deles.
- Para visualizar mais bancos, role a página para baixo e clique em “Ver mais”.
- Você também pode buscar pela instituição específica que deseja pesquisar, utilizando a opção “Pesquise por instituição” no topo da página.
Deixe um comentário