ICL Notícias
Juliana Dal Piva

Formada pela UFSC com mestrado no CPDOC da FGV-Rio. Foi repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL. É apresentadora do podcast "A vida secreta do Jair" e autora do livro "O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro", da editora Zahar, finalista do prêmio Jabuti de 2023.

Em delação, Ronnie Lessa citou reuniões com mandantes do assassinato de Marielle

Uma delas teria ocorrido para "encomenda" do crime e outra reunião ocorreu após o homicídio
21/03/2024 | 14h56

O ex-PM Ronnie Lessa relatou nos depoimentos de sua colaboração premiada com a Polícia Federal, ao menos dois encontros com os mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco. Um teria ocorrido meses antes para a “encomenda” do crime e uma segunda reunião aconteceu algum tempo depois do homicídio. A informação foi publicada pela TV Globo e confirmada pela coluna. No segundo encontro, Lessa relatou preocupação com a repercussão do caso.

Lessa fez um acordo de colaboração premiada com a PF e o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) homologou na terça-feira (19). Na segunda, o ex-PM fez uma audiência com o STF para afirmar sua intenção de colaborar.

Na quarta-feira (20), Mohana Lessa enviou, com exclusividade para a coluna, uma carta na qual disse que o crime é uma “brutalidade” e é “inadmissível”. Ela disse que não fala diretamente com Ronnie há cerca de oito meses e que recebeu algumas cartas atrasadas nas últimas semanas, mas, em nenhum momento, ele tratou do assunto da delação com a família. Na carta enviada à coluna, Mohana diz que a família não quer fazer parte do acordo. “Não aceitamos e não aceitaremos qualquer proteção vinda desse acordo”, escreveu ela.

A filha de Ronnie Lessa ressaltou que o pai sempre declarou, para ela, ser inocente da acusação do MP do Rio (Ministério Público do Rio) que o aponta como o assassino da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes. Na quarta-feira (20), o advogado Bruno Castro, que atuava na defesa de Lessa, deixou o caso.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail