ICL Notícias
Juliana Dal Piva

Formada pela UFSC com mestrado no CPDOC da FGV-Rio. Foi repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL. É apresentadora do podcast "A vida secreta do Jair" e autora do livro "O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro", da editora Zahar, finalista do prêmio Jabuti de 2023.

Após delação, filha de Lessa critica ‘brutalidade’ do crime contra Marielle

Mohana Lessa: "Não aceitamos e não aceitaremos qualquer proteção vinda desse acordo"
21 de março de 2024

Mohana Lessa, filha do ex-PM Ronnie Lessa, enviou à coluna, com exclusividade, uma carta na qual afirma ser “inadmissível tamanha brutalidade cometida” no assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes. O crime foi confessado pelo pai dela no acordo de colaboração premiada celebrado por Lessa com a Polícia Federal e homologado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) na terça-feira (19).

Ela disse que não fala diretamente com Ronnie há cerca de oito meses e que recebeu algumas cartas atrasadas nas últimas semanas, mas, em nenhum momento, ele tratou do assunto da delação com a família. Na carta enviada à coluna, Mohana diz que a família não quer fazer parte do acordo. “Não aceitamos e não aceitaremos qualquer proteção vinda desse acordo”, escreveu ela.

A filha de Ronnie Lessa ressaltou que o pai sempre declarou, para ela, ser inocente da acusação do MP do Rio (Ministério Público do Rio) que o aponta como o assassino da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes.

Carta de Mohana Lessa

Como eu havia dito há algumas semanas atrás, eu só queria que tudo fosse um pesadelo da pior espécie que eu pudesse acordar e seguir minha vida.

Sem muitas delongas, a partir da confirmação da homologação de uma delação feita pelo Lessa (ou Ronnie, como eu conhecia), nós, como “família”, mantemos nosso posicionamento inicial. É inadmissível tamanha brutalidade cometida. É totalmente contra o que nós pensamos, acreditamos e defendemos. 

Por cinco anos eu me desdobrei em mil e abri mão da minha vida para tentar provar a inocência de quem não era inocente. Eu confiava fielmente, até o último segundo. Não sei se era minha razão falando ou meu coração. Minha mãe foi presa, meu tio foi preso, amigos foram presos, eu mesma fui processada, e isso tudo, a troco de que? 

Sempre clamei por justiça, seja ela qual for. E isso não mudará nunca. De todo modo, nós, como família, não aceitamos e não aceitaremos qualquer proteção vinda desse acordo. Acreditamos que não temos absolutamente nada a ver com essa história e só queremos distância e paz disso tudo. A escolha desse crime não foi nossa, portanto, as consequências também não serão nossas. Que Deus, com toda sua misericórdia, possa perdoar os responsáveis por isso tudo algum dia. 

A escolha feita pelos participantes, sejam eles quem forem, acabou não somente com a vida da vereadora Marielle e seu motorista Anderson, como também de suas respectivas famílias, e com as nossas. Nada nunca mais será como antes.  

Eu tenho a péssima mania de me desculpar por erros que eu não cometi. Portanto, me perdoem, do fundo do meu coração, por tudo o que eu não fiz. Eu realmente sinto muito; por vocês, e por nós. Espero sinceramente que Deus possa nos confortar de alguma maneira depois que tudo isso acabar (se for possível). E que tudo acabe logo. 

Mohana Lessa (em meu nome e de toda minha família, que compartilhamos do mesmo sentimento de decepção e tristeza).

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail