Por Paula Laboissière — Agência Brasil
O governo russo anunciou esta semana que desenvolveu uma vacina contra o câncer. A previsão é que o imunizante comece a ser distribuído para pacientes de forma gratuita a partir do início de 2025.
De acordo com a agência russa de notícias, o imunizante foi desenvolvido em colaboração com diversos centros de pesquisa. Ensaio pré-clínicos demonstraram que a dose suprime o desenvolvimento de tumores e de potenciais metástases.
Dois tipos de vacinas

O imunizante pretende suprimir possíveis tumores e metástases (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
O Centro Nacional de Pesquisa Médica do Ministério da Saúde russo informou que trabalha com duas linhas de vacinas oncológicas. Uma delas é uma vacina personalizada que utiliza tecnologia mRNA, a mesma utilizada em doses contra a covid-19.
“Com base na análise genética do tumor de cada paciente, um imunizante único é criado para ‘ensinar’ o sistema imunológico a reconhecer células cancerígenas”, detalhou o centro de pesquisa russo.
O segundo imunizante é a Enteromix, formulada com base numa combinação de quatro vírus não-patogênicos que têm a habilidade de destruir células malignas e, simultaneamente, ativar a imunidade de pacientes contra um tumor.
Relacionados
Estudo identifica principal fator de câncer de cólon entre jovens
Fatores de estilo de vida e diéta são alguns fatores que influenciam o risco de câncer colorretal
Um a cada cinco idosos internados por gripe morreu no ano passado
Início oficial da campanha de vacinação contra o vírus influenza está marcado para o dia 7 de abril; idosos são público-alvo
STF arquiva investigação contra Bolsonaro por fraude em cartão de vacina
Decisão do ministro Alexandre de Moraes reconhece ausência de provas contra ex-presidente; aliados próximos continuam réus na Justiça Federal