O Sudeste do país deve ter novos temporais a partir desta sexta-feira (18). Os acumulados podem chegar a 100 milímetros em alguns estados, com ventos intensos, de até 100 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em São Paulo, atingida por temporais na última semana, a chuva deve começar nesta sexta e se estender por todo o fim de semana. Há risco de raios e queda de granizo. Segundo os meteorologistas, porém, a ventania não deve ser tão intensa quanto na sexta-feira passada.
Sudeste
Os temporais na Região Sudeste se devem ao avanço de uma nova frente fria, que deve trazer chuva volumosa. Centro-oeste e norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, boa parte de São Paulo, sul de Minas Gerais, sul de Goiás e sul do Mato Grosso devem ser as regiões mais afetadas.
A manutenção dessas chuvas ao longo do final de semana, segundo o Climatempo, deve ocorrer por conta de um corredor de umidade que se formou entre o Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Alguns estados do Nordeste também devem ter chuva forte nos próximos dias.
Temporais em São Paulo
Após o temporal com vendaval recorde na última sexta-feira (11), que deixou milhares de pessoas sem luz, São Paulo deve enfrentar novos temporais neste final de semana. A previsão é de raios, chuva forte, queda de granizo e rajadas de vento de 70 km/h a 90 km/h.

Previsão é de raios, chuva forte, queda de granizo e rajadas de vento de 70 km/h a 90 km/h em São Paulo. (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)
Nesta sexta, a Grande São Paulo, interior e litoral do estado devem ter um dia abafado, com períodos de sol. As pancadas devem acontecer na parte da tarde e à noite. De acordo com o Inmet, algumas regiões do estado podem registrar acumulados de até 100 milímetros por dia, com ventos de até 100 km/h.
Volta das chuvas regulares
A previsão de chuvas fortes está dentro da previsão da volta das chuvas regulares na primavera. Em outubro, a chuva deve voltar a ser mais constante na faixa entre Paraná e São Paulo, passando pelo sul de Goiás e se estendendo até boa parte do Amazonas e o Acre.
Já em novembro, deve retornar para o restante do Sudeste e do Centro-Oeste, além do norte do Amazonas, Roraima e Sul do Pará. Em dezembro, a chuva volta para o sul da Bahia, Tocantins e Pará.
SAIBA MAIS:
Primavera terá chuva que ameniza queimadas, mas será mais quente que o normal
Relacionados
Parcela de brasileiros que nega risco das mudanças climáticas cresce para 9%, mostra Datafolha
Tendência de crescimento do grupo que nega as ameaças do aquecimento do planeta apareceu também em levantamento feito em outubro de 2024
Deputado aciona PGR contra cota para pessoas trans na UFSCar
Guto Zacarias (União-SP) afirma que instituição não pode criar políticas sem aprovação do Congresso
Previsão do tempo: veja onde pode chover no Brasil nesta sexta-feira
Confira como ficam as temperaturas e as condições climáticas nas cinco regiões, segundo a Climatempo