A “Superterça” das primárias das eleições dos Estados Unidos teve o resultado divulgado entre a noite de terça-feira (5) e a manhã desta quarta (6). O republicano Donald Trump venceu as primárias do seu partido em 14 estados, enquanto Joe Biden ganhou as primárias democratas em 15.
O resultado coloca os dois, Trump e Biden, muito próximos de serem escolhidos candidatos à Presidência dos Estados Unidos nas eleições de novembro por seus respectivos partidos. Segundo projeção da Associated Press, ambos venceram a grande maioria das prévias.
A “Superterça” ganhou esse nome por reunir um grande número de votações em diferentes estados no mesmo dia. O dia costuma ser decisivo tanto para o Partido Republicano quanto para o Democrata, mas principalmente a sigla que está na oposição, neste caso os republicanos.
Dezesseis estados e um território no Pacífico votaram ontem nos pré-candidatos republicanos e democratas para o pleito de 5 de novembro.
Nos Estados Unidos, para serem escolhidos como candidatos oficiais, os pré-candidatos de cada partido disputam primárias em cada estado e território do país, elegendo delegados. A disputa é vencida por aquele que reúne o maior número de delegados ao final do processo.
Resultado da “Superterça”
Partido Republicano
Donald Trump: vitória em 14 dos 15 estados (Alabama, Alasca, Arkansas, Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Carolina do Norte, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah e Virgínia).
Nikki Haley: vitória em um estado (Vermont).
Partido Democrata

Presidente dos EUA, Joe Biden fala durante evento. Foto: Jim Watson/ AFP
Joe Biden: vitória em 15 dos 16 estados (Alabama, Arkansas, Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah, Virgínia, Vermont, Carolina do Norte e Iowa).
Jason Palmer: venceu na Samoa Americana.
Trump e Biden ainda não estão confirmados
Mesmo com expressivo resultado, Donald Trump e Joe Biden ainda não estão confirmados como candidatos. A expectativa é que Trump consiga a indicação dos 1.215 delegados nas primárias de 12 de março, já na semana que vem.
Com Biden, o número mágico de 1.968 indicados deve ser alcançado nas primárias de 19 de março. A informação é do G1.
A convenção republicana será em Milwaukee, entre 15 e 18 de julho. Os democratas se reúnem em Chicago, de 19 a 22 de agosto.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
EUA articulam acesso a Fernando de Noronha e Natal sob alegação de direito histórico, diz site
Argumento utilizado é o de 'direito histórico de retorno operacional', por investimentos feitos pelos EUA durante a Segunda Guerra
Prisões, coações, censura: o cerco aos universitários dos EUA que defendem a Palestina
De Oeste a Leste, estudantes demonstram solidariedade ao povo palestino e resistem a medidas coercitivas das faculdades
Trump diz não saber se deve respeitar Constituição dos EUA para deportações
Presidente dos EUA quer manter rito sumário para expulsar imigrantes e cria conflito com o Judiciário