A mais forte tempestade solar dos últimos vinte anos atingiu a Terra na noite desta sexta-feira (10). Foram registradas auroras austral e boreal nos hemisférios Sul e Norte.
De acordo com a agência de Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), a tempestade geomagnética foi do tipo “severo” — G4. É o segundo nível mais alto em uma escala que vai até o G5 — “extremo”.
Tempestade solar: Argentina e Chile
Na Argentina, a tempestade solar provocou raríssima aurora austral. Segundo o Serviço Meteorológico Nacional, o fenômeno pôde ser visto em Ushuaia, no extremo sul do país.
No Chile, a tempestade geomagnética foi observada na região de Los Lagos e na Patagônia.
Na Europa, houve aurora boreal em Budapeste, na Hungria, e em Reix, na Suíça, e em Londres, no Reino Unido, além de Portugal. Nos Estados Unidos, o estado do Massachusetts foi contemplado pelo fenômeno.
Segundo o Metsul Meteorologia, a tormenta solar “é resultado da chegada da primeira das seis ejeções de massa coronal lançadas em direção à Terra pela mancha solar gigante AR3664, e que atingiu hoje o campo magnético do nosso planeta”.
Deixe um comentário