ICL Notícias

Tempo: RJ, SP, MG e ES podem ter chuvas intensas hoje; veja previsão do Inmet

Segundo instituto, são esperados ventos intensos de até 100 km/h na Região Sudeste
7 de março de 2024

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas, com avisos de “Perigo” e “Perigo Potencial”, para quase todas as regiões do país.

Na Região Sudeste, o Rio de Janeiro foi totalmente encoberto pelo alerta de “Perigo” e deve sofrer com o tempo instável nesta quinta-feira. O alerta pega também partes de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

No Nordeste e no Norte, algumas áreas estão sob alerta semelhante, de “Perigo”, em consequência às fortes chuvas nas regiões.

A previsão para essas regiões é de ventos intensos de até 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O instituto alerta que em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, pois há possibilidade de queda e descargas elétricas.

O Inmet também emitiu alerta de “Perigo Potencial”, com mancha amarela no mapa, para diversas regiões do país. Nessas áreas, as chuvas devem afetar até às 10h de sexta-feira. É previsto que chova entre 20 e 30 mm/h, além de ventos intensos, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas podem acontecer.

Mapa que destaca clima na parte Sudeste do país. Foto: Reprodução/Inmet

Previsão do tempo para esta quinta-feira (7)

Nesta quinta-feira (7), o Rio de Janeiro deve ter céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante toda a quinta-feira. A máxima será de 29 °C e a mínima de 22 °C. Em São Paulo, a condição climática será a mesma durante todo o dia, com as temperaturas entre 26 °C e 19 °C.

Em Fortaleza, o dia deve ter pancadas de chuva e trovoadas isoladas até a tarde, e pancadas de chuva isoladas pela noite. Os termômetros marcarão entre 30 °C e 26 °C. Em Recife, o clima será afetado pela nebulosidade com chuva isolada, com máxima de 32 °C e mínima de 26 °C.

Porto Alegre deve ter nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo a quinta. As temperaturas serão de 31 °C e 24 °C.

Março pode ter ondas de calor e chuvas abaixo da média

A previsão do tempo para o mês de março, que marca o final do verão, é de altas temperaturas em todo o país. Os especialistas não descartam a ocorrência de novas ondas de calor, com a possibilidade de entrada de massas de ar quente vindas de países vizinhos como Argentina e Paraguai.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês pode ter chuvas abaixo da média, sobretudo em grande parte do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. O Sudeste deve ter pancadas de chuva mais pontuais.

Na Grande São Paulo, no Rio de Janeiro e na Grande Belo Horizonte, segundo previsão do Climatempo, há a possibilidade de pancadas de chuva características do verão, principalmente na primeira quinzena do mês.

Mapas mostram tendência de chuvas abaixo da média e calor para o mês de março. Foto: INMET

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail