ICL Notícias

Tempo: SP e RJ têm alertas para ressaca no litoral e tempestade de granizo hoje

A região metropolitana de São Paulo, o Vale do Paraíba e o Rio de Janeiro devem ter aumento da nebulosidade
6 de março de 2024

Um alerta emitido pela Marinha do Brasil informa que a faixa litorânea dos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo pode ser afetada pela mudança no tempo provocada pela frente fria que passa pelo oceano Atlântico. O fenômeno provocará uma ressaca entre o litoral norte de São Paulo e o do Rio de Janeiro.

Entre o norte de Florianópolis (SC) e o sul de Cananeia (SP), ventos com intensidade de até 60 km/h devem provocar ondas de até 2,5 m de altura, que devem atingir a faixa litorânea entre o norte de Ilhabela (SP) e o sul de Campos dos Goytacazes (RJ) até a noite desta quarta-feira (6).

A região metropolitana de São Paulo, o Vale do Paraíba e o Rio de Janeiro devem ter aumento da nebulosidade pelo menos até esta quarta. Com influência da frente fria, essas regiões devem ter queda de temperatura.

Em São Paulo, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura da capital paulista, prevê que, nesta quarta-feira (6), a frente fria deve manter o tempo instável e chuvoso na cidade.

Tempo: Inmet emite alerta para tempestade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para tempestade na área que abrange o Vale do Paraíba, em São Paulo, o sul de Minas Gerais e quase todo o estado do Rio de Janeiro.

Nessas áreas, o volume total de chuva pode chegar a 50 mm em 24 horas, com ventos de até 60 km/h e queda de granizo. O instituto alerta, também, para o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Na quinta-feira (7), a chuva perde intensidade na Região Metropolitana de São Paulo, mas ainda devem ocorrer pancadas isoladas entre a tarde e o início da noite. A temperatura máxima prevista é de 26 °C.

Previsão do tempo para a semana

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

No decorrer da semana, a região Norte deve ter pancadas de chuvas, com valores maiores que 50,0 milímetros, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas, em praticamente toda a área. Amazonas, Pará, sul de Roraima e norte de Tocantins devem ser as áreas mais afetadas.

Na região Nordeste, também há previsão de pancadas de chuva, que podem ser fortes no Centro-Norte da região. Nas demais áreas, podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas em menores acumulados.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as pancadas de chuva podem chegar aos 70 mm, com raios e trovoadas. O centro-sul de Minas Gerais, noroeste de São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e Goiás podem ser afetados.

No Sul do país, o acumulado de chuva também pode ultrapassar os 70 mm, sobretudo no nordeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e oeste do Paraná.

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail