O Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) emitiu dois alertas vermelhos e um laranja (de menor intensidade) devido aos temporais no Rio Grande do Sul. Na noite desta terça-feira (16), a região foi atingida por tempestades que devem atravessar mais lugares do estado nesta quarta-feira (17). Um dos alertas do Inmet, para o sul do RS, vale até a meia-noite de hoje.
Estima-se que o temporal chegou a deixar 1,3 milhão de pessoas sem luz, segundo as concessionárias de energia RGE e CEEE equatorial. Durante a madrugada, as duas empresas executavam serviços de manutenção para restabelecer o fornecimento de energia.
Para esta quarta (17), não há previsão de grandes acúmulos de água, mas existe o risco de novas rajadas de vento e de chuvas intensas por curtos períodos.
ESTRAGOS EM PORTO ALEGRE
Na quarta, a capital Porto Alegre foi uma das cidades mais afetadas, sendo atingida por muitos raios e até queda de granizo. Outros municípios também tiveram fortes chuvas com rajadas de ventos de mais de 100 km/ h.
O Climatempo Meteorologia chegou a registrar ventos de 107 km/ h na base aérea de Canoas. Próximo ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, a velocidade chegou a 89 km/ h. Pousos e decolagens chegaram a ser interrompidos devido ao mau tempo.
Eram 22h quando, em Porto Alegre, houve o pico do temporal. Além de alagamentos, a força da tempestade quebrou vidros e inundou casas. Também derrubou árvores e placas de trânsito. Pelo menos 22 bairros ficaram sem energia elétrica.
A Defesa Civil da capital registrou 36 alagamentos, 27 postes e 150 quedas de árvores. Comerciantes e moradores fizeram registros de cenas de terror, relacionadas aos fortes ventos durante o temporal.
Confira vídeos do temporal:
Temporal com ventos de até 100 km/h e com muita intensidade elétrica atinge Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. pic.twitter.com/ZfHJxZEM56
— Renato Souza (@reporterenato) January 17, 2024
Rio Grande do Sul – Na cidade de Santa Maria uma forte tempestade causa estragos em farmácia. pic.twitter.com/TWhnfonZ0K
— Maria P (@damadanoite14) January 17, 2024
🇧🇷🚨⛈️🌬 Imagens das rajadas violentas de vento no Rio Grande do Sul, Brasil. pic.twitter.com/CoeQgmTgAv
— 🌻🗽𝓒𝓵𝓪𝓾𝓭𝓲𝓪 𝓥𝓪𝓻𝓰𝓪𝓼🌻🇧🇷 (@manahvargas) January 17, 2024
Relacionados
‘Cidade de data centers’ no RS pode gastar mais energia que 40 milhões de pessoas
Maior complexo de infraestrutura digital da América Latina deverá ser erguido em município devastado pela inundação
Vereadora bolsonarista no RS chama morte do papa de ‘limpeza espiritual’
Vereadora Mariana Lescano (Progressistas), da cidade de Porto Alegre, fez ataques ao Papa Francisco
Audiência pública sobre ‘Dia do Estado Laico’ lota Câmara de São Leopoldo (RS)
Audiência foi realizada a pedido da vereadora Karina Camillo (PT), em parceria com o Movimento Brasil Laico