O ex-presidente Jair Bolsonaro reagiu com críticas à marcação da data do julgamento pelo STF da denúncia contra os envolvidos na tentativa de golpe de Estado, em que ele é considerado o chefe da organização criminosa. O Supremo começará a julgar o caso no dia 25 de março. A reclamação foi direcionada à celeridade que a Justiça brasileira imprimiu ao caso.
“Parece que o devido processo legal, por aqui, funciona na velocidade da luz”, escreveu o ghost writer do ex-presidente, em postagem no X.
Segundo ele, o Brasil tem um dos sistemas judiciários mais lentos do mundo. “Mas nesse Brasil de índices que impressionam negativamente, um inquérito repleto de problemas e irregularidades contra mim e outras 33 pessoas está indo a julgamento em apenas 1 ano e 1 mês (de 8 de fevereiro de 2024 a 25 de março de 2025). É impressionante!”, diz a postagem.
Bolsonaro alega que essa rapidez da Justiça acontece “só quando o alvo está em primeiro lugar em todas as pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República”, referindo-se a si próprio — a informação, como se sabe, é falsa.
Na postagem, Bolsonaro marcou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para quem, dias atrás, pediu uma intervenção no Brasil contra suposta entrega de patrimônio brasileiro à China por parte do governo brasileiro.
Ou seja: acusado de tentativa de golpe, Bolsonaro está tentando golpe novamente.
Que a Justiça seja feita.
Relacionados
‘O que aconteceu no 8/1 é imperdoável’, diz Luís Roberto Barroso
Em entrevista ao jornal 'O Globo', Barroso se colocou contra a anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023
Prisão de Collor é tratada por ministros do STF como precedente para caso Bolsonaro
STF sinaliza com o envio de Collor a uma cela especial em presídio comum a possibilidade de Bolsonaro não ficar em uma unidade militar ou superintendência da PF caso condenado pela trama golpista
Gilmar Mendes recua e julgamento de Collor será retomado segunda-feira
Ex-presidente foi preso em Maceió por decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes