O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou a 51% de reprovação, de acordo com nova pesquisa da Reuters/Ipsos divulgada nesta quarta-feira (19). O índice representa um avanço de cinco pontos percentuais na comparação com o último levantamento, feito no fim de janeiro.
A aprovação do presidente oscilou para baixo, dentro da margem de erro. No fim de janeiro, Trump era aprovado por 45% dos norte-americanos. Agora, o índice está em 44%.
A nova pesquisa ouviu 4.145 adultos norte-americanos entre os dias 13 e 18 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
No entanto, as políticas de combate à imigração ilegal continuam tendo o apoio de grande parte do eleitorado. Segundo a pesquisa, 47% dos entrevistados aprovam as medidas adotadas até agora. No fim de janeiro, 48% apoiavam.

(Foto: Agência Lusa)
Avaliação de Trump na Economia
A parcela de norte-americanos que acha que a economia está ruim subiu de 43% para 53%. A aprovação da gestão econômica de Trump caiu para 39%, contra 43% da pesquisa anterior.
Dados analisados indicam que as famílias norte-americanas esperam que a inflação aumente após o anúncio de Trump de impor tarifas sobre as importações de China, México e Canadá. Um acordo gerou suspensão das taxas.
O levantamento atual aponta que apenas 32% dos entrevistados aprovaram o desempenho de Trump em relação à inflação.
Segundo a pesquisa, o aumento das tarifas sobre produtos chineses teve níveis mais altos de apoio, com 49% a favor e 47% contra. No compilado geral, 54% dos entrevistados disseram que se opõem a novas tarifas sobre produtos importados de outros países, enquanto 41% disseram que são favoráveis.
Leia também
Relacionados
Aos 100 dias de mandato, Trump é o presidente dos EUA com pior aprovação em 80 anos
39% aprovam o governo Trump, enquanto 55% desaprovam; Margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos
Colunista do ICL Notícias participa de debate promovido pelo NYT e Columbia University
Encontro aborda o uso crescente de pressão financeira e jurídica para suprimir reportagens investigativas
Populismo contra a Justiça: o caso Trump-Bolsonaro
Quando líderes populistas desafiam freios institucionais em nome da vontade popular, o alvo preferencial é o Judiciário