ouça este conteúdo
|
readme
|
O candidato do Partido Republicano Donald Trump se tornou o primeiro presidente eleito que já condenado na história dos Estados Unidos. O ex-presidente foi considerado culpado em maio de 2024 de 34 acusações ligadas ao pagamento feito por ele a uma atriz pornô pouco antes de sua primeira eleição vitoriosa para a Presidência dos EUA, em 2016.
No julgamento de maio de 2024, Trump já havia se tornado o primeiro ex-presidente dos EUA a ter condenações. A decisão da Justiça, no entanto, não conferiu inelegibilidade ao então candidato à reeleição. A Constituição norte-americana não prevê requisitos que barrem a candidatura de cidadãos com ficha na Justiça. A legislação diz apenas que é necessário ter ao menos 35 anos, ser nascido no país e morar nos EUA há pelo menos 14 anos.
A situação é bem distinta da brasileira, que, desde 2010, tem em vigor a chamada Lei da Ficha Limpa. No Brasil, se tornam inelegíveis aqueles que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado. A inelegibilidade dura por 8 anos, após o cumprimento da pena.

Donald Trump enfrenta julgamento em que foi considerado culpado por 34 acusações na Justiça norte-americana (Foto: AFP)
Entenda a condenação de Trump
Donald Trump foi julgado culpado e condenado por todas as 34 acusações relacionadas ao pagamento secreto feito por ele a atriz pornô Stormy Daniels pouco antes da eleição presidencial de 2016. Doze jurados de Nova Iorque realizaram a deliberação sobre o caso em dois dias em maio de 2024.
O júri considerou que Trump falsificou registros para encobrir um escândalo sexual que poderia ameaçar a sua eleição. Segundo o jornal The New York Times, os procuradores consideraram que o esquema montado pelo ex-presidente foi uma espécie de “fraude para o povo americano”.
O júri concluiu que ele falsificou registros para ocultar a finalidade do dinheiro dado a seu antigo advogado, Michael Cohen.

A atriz Stormy Daniels sai de tribunal em que seu caso contra Trump estava sendo julgado (abril de 2024) (Foto: AFP)
Os registros falsos disfarçaram os pagamentos como despesas legais comuns quando, na verdade, Trump estava reembolsando Cohen por um acordo secreto de US$ 130 mil (cerca de R$ 778,6 mil, na conversão atual) que o advogado fechou com a estrela pornô Stormy Daniels para que ela não vazasse sua ligação sexual com Trump.
Ainda de acordo com o NYT, a condenação criminal exige uma pena de até quatro anos de prisão. Porém, Trump pode receber liberdade condicional quando for sentenciado e ele, certamente, vai apelar do veredito. Ou seja, o caso ainda pode levar alguns anos para ser completamente concluído.
O ex-presidente norte-americano ainda será julgado em outros três processos. Este é o primeiro e o único que ocorreu ainda antes das eleições presidenciais deste ano.
SAIBA MAIS:
Leia também
Relacionados
Em resposta a Trump, China, Japão e Coreia do Sul aceleram acordo de livre comércio
Três das maiores economias da Ásia preparam acordo trilateral para as 'tarifas recíprocas' dos EUA
Senado aprova Lei da Reciprocidade Econômica, em resposta a medidas de Trump
Proposta está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, em regime terminativo, ou seja, não precisa necessariamente passar pelo plenário
Fentanil: o que é e quais os efeitos da droga que causa epidemia mortal nos EUA
Especialista da USP explica efeitos da droga que domina a América do Norte e é obsessão de Trump