Uma pesquisa da Serasa Experian, divulgada pela CNN Brasil, revelou que uma tentativa de fraude usando RG e CNH falsos é registrada a cada 7 minutos no Brasil. O levantamento analisou uma amostra de 104,3 milhões de transações feitas entre abril de 2023 e fevereiro de 2024, com o registro de 3,2 milhões de tentativas de fraude usando os documentos.
De acordo com a pesquisa, os golpistas atuam tanto na alteração de documentos verdadeiros com sobreposição manual de foto, quanto no uso de Inteligência Artificial (IA) para montar os documentos falsos usando dados da vítima, mas com a foto do criminoso.
Os dados apontam que essas tentativas de fraude foram identificadas, em sua maioria, na fase de abertura de conta bancária. A maioria das vítimas, mais de 45%, tem idade entre 16 e 35 anos, e 44,7% corresponde a homens.
Veja o percentual correspondente a cada segmento registrado nas tentativas de fraude envolvendo documentos:
Meios de pagamento: 49,1%
Bancos e cartões: 27,3%
Telefonia: 11,2%
Serviços: 9,9%
Financeiras: 1,7%
Varejo: 0,8%
Como se prevenir?
A Serasa Experian indica que as pessoas guardem os documentos em locais seguros e evitem compartilhar informações pessoais desnecessárias, além do uso de assinaturas eletrônicas, que podem ser uma forma segura de garantir a autenticidade de documentos.
É válido, também, usar recursos tecnológicos, como o de validação online, para checar a autenticidade de documentos públicos.
SAIBA MAIS:
E-mail trabalhista que solicita download de arquivos pode ser fraude, alerta governo
Deixe um comentário