Os uruguaios vão às urnas neste domingo (24) para escolher quem será o próximo presidente do país, no segundo turno das eleições. Estão no páreo o esquerdista Yamandú Orsi, da Frente Ampla, ou o conservador Álvaro Delgado, candidato do atual presidente do Uruguai, Lacalle Pou.
Orsi, de 57 anos, e Delgado, de 55 anos, foram os dois candidatos mais votados no primeiro turno, que aconteceu no dia 27 de outubro. O esquerdista teve 46,1% dos votos, enquanto o conservador recebeu 28,2%.
O candidato da Frente Ampla, que busca retornar ao poder no Uruguai após cinco anos, é apoiado pelo ex-presidente José Mujica. Já Delgado atuou como secretário da Presidência do atual presidente, Luis Lacalle Pou. A constituição do Uruguai não permite reeleição.
Uma pesquisa eleitoral publicada na segunda-feira (18) mostrou que Orsi tem 47% das intenções de voto, enquanto Delgado aparece com 46%. Como a margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão empatados.
Quase 3 milhões de eleitores estão aptos a votar no Uruguai. Quem vencer as eleições governará o país por cinco anos
Candidatos à presidência do Uruguai
Orsi é o atual prefeito de Canelones, no sul do país. Ele tem um nome influente dentro do partido Frente Ampla, que governou o Uruguai por 15 anos consecutivos. Ele é considerado herdeiro político de Pepe Mujica. Ele é ex-professor de história.
O partido dele, a Frente Ampla, conquistou 16 das 30 cadeiras do Senado, além de 48 das 99 vagas na Câmara.
Delgado é pupilo do atual presidente, Lacalle Pou. Ele é secretário da presidência no governo. Veterinário de formação, o candidato prega a continuidade do trabalho feito pelo atual governo do país.
Deixe um comentário