A Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU-CA) aprovou ontem a construção da usina de dessalinização na Praia do Futuro, em Fortaleza. A aprovação, no entanto, contraria recomendação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que alega riscos de comprometer o funcionamento da internet no Brasil.
“A nova distância — 567 metros — é suficiente para superar a exigência de afastamento proposto pelo Comitê Internacional de Proteção de Cabos (ICPC), que recomenda uma separação padrão de pelo menos 500 metros”, informou o SPU-CA.
A Anatel, contudo, expressa preocupações sobre possíveis riscos não considerados. A agência afirma que a aprovação do projeto “não trata das 11 recomendações do International Cable Protection Committee (ICPC).
RISCO
Segundo a Anatel, a Praia do Futuro é estratégica e recebe 17 de cabos de fibra ótica de oito empresas. Um dos pontos mais próximos da Europa, a região é o lugar que primeiro recebe cabos de fibra ótica do continente.
Da capital cearense, os cabos seguem para o Rio de Janeiro, São Paulo e países da América Latina. Segundo a Anatel, se rompidos no Ceará, o serviço de internet pode ser afetado em todo o continente, deixando usuários off-line ou com internet lenta.
“Os cabos submarinos são infraestrutura essencial ao funcionamento das telecomunicações e da internet no Brasil e também para o fluxo de informações entre os continentes sul-americano, africano, europeu e norte-americano, ligados diretamente a partir de Fortaleza”, informa a Anatel.
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), estatal responsável pelo projeto da usina, junto com a da concessionária Águas de Fortaleza, afirma que a usina “não apresenta nenhum risco ao funcionamento dos cabos submarinos localizados na Praia do Futuro”.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Desembargador condenado por venda de decisões é preso em Fortaleza
Carlos Rodrigues Feitosa cumprirá pena por corrupção passiva pela venda de liminares nos plantões do TJ do Ceará
Entidades denunciam prejuízo de R$ 163 bi para a União em acordos da Anatel
Entidades pedem que agência divulgue uma lista de todo patrimônio da União utilizado por operadoras para seus serviços
Medo domina bairros alvos de ataque de facções por acesso à internet no Ceará
Moradores não conseguem escolher provedora e perdem acesso à internet em territórios conflituosos