ICL Notícias

Viúva de Marielle se diz preocupada com vazamento da delação de Ronnie Lessa

eela e as famílias das vítimas aguardam com esperança que a delação de Lessa apresente de fato novos elementos probatórios
23/01/2024 | 16h38

Vereadora no Rio de Janeiro pelo PSOL, Monica Benício, viúva de Mareielle Franco, divulgou nota pública nas redes sociais em que se diz preocupada com o vazamento de informações sobre a delação de Ronnie Lessa à Polícia Federal. “Na manhã de hoje (23), as famílias de Marielle Franco e Anderson Gomes foram informadas pela imprensa sobre suposto acordo de delação premiada firmado com Ronnie Lessa, um dos acusados pela execução do crime — ainda não homologada pelo Superior Tribunal de Justiça — que teria indicado um dos mandantes do brutal assassinato de Marielle e Anderson. O Comitê Justiça por Marielle e Anderson vê com preocupação o vazamento de informações que possam comprometer a condução das investigações e os ritos processuais adequados”, escreveu.

Monica Benício diz que ela e as famílias das vítimas aguardam com esperança que a delação de Lessa apresente de fato novos elementos probatórios que representem um avanço significativo na busca por justiça. “No entanto, é necessário ressaltar que, até o momento, não houve atualizações oficiais por parte das autoridades envolvidas, e a delação ainda precisa ser homologada pelo Superior Tribunal de Justiça para confirmar sua validade. As famílias reiteram seu apelo por responsabilidade na veiculação de informações sobre o caso, evitando usos de diversas ordens e finalidades”, pede.

A vereadora diz que os familiares não aceitarão que o Caso Marielle e Anderson seja simplificado e interpretado apenas como objeto de disputas e interesses pessoais ou de grupos políticos.

“Que o processo em curso respeite os trâmites e garantias legais e possa lançar luz sobre quem foram os mandantes desse crime que abalou não apenas nossas vidas, mas a sociedade brasileira e internacional como um todo”, continua o texto. “Este crime, que tirou a vida de Marielle e Anderson, não é apenas um ato de violência brutal, mas uma triste evidência da fragilidade de nossa democracia e do compromisso deficiente do Estado brasileiro com a proteção de defensoras e defensores dos direitos humanos”.

E encerra dizendo que os parentes de Marielle e Anderson continuarão lutando por justiça, por respostas efetivas sobre quem mandou matar Marielle e por quê, além de buscar medidas de reparação.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail