ICL Notícias

Um estudo do Fórum Econômico Mundial revelou quais são as 15 profissões que vão liderar as transformações no mercado de trabalho, impulsionado pela digitalização e pela transição para uma economia mais sustentável. Essas carreiras moldarão indústrias e prioridades globais.

A lista é liderada por especialistas em inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina. Esses profissionais são responsáveis por desenvolver algoritmos que otimizam processos e criam produtos inovadores. Cientistas de dados e especialistas em Big Data seguem como indispensáveis, devido à crescente necessidade de interpretar grandes volumes de informações para orientar decisões empresariais e governamentais.

Os analistas de segurança digital também estão bem posicionados na lista, pelo papel estratégico para proteger sistemas e dados. Outras profissões em ascensão incluem especialistas em marketing digital, transformação digital e blockchain, além de profissionais que desenvolvem tecnologias emergentes, como Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem e realidades aumentada e virtual.

39% das habilidades atuais precisarão ser transformadas até 2030

Profissões

  1. Especialista em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina
  2. Cientista de Dados
  3. Especialista em Big Data
  4. Analista de Segurança da Informação
  5. Desenvolvedor de Software e Aplicativos
  6. Especialista em Internet das Coisas (IoT)
  7. Especialista em Blockchain
  8. Engenheiro de Robótica
  9. Especialista em Computação em Nuvem
  10. Especialista em Marketing Digital e Estratégia
  11. Especialista em ESG (Ambiental, Social e Governança)
  12. Especialista em Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR)
  13. Analista de Pesquisa de Mercado e Estratégias
  14. Especialista em Transformação Digital
  15. Engenheiro de Sustentabilidade

Mercado de trabalho

De acordo com o estudo do Fórum Econômico Mundial, 39% das habilidades atuais precisarão ser transformadas até 2030. Globalmente, 78% dos trabalhadores já buscam o aprendizado oferecido por seus empregadores. No Brasil, 53% das empresas priorizam habilidades tecnológicas em seus planos de requalificação.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail