A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) concederá a Medalha Tiradentes, maior honraria da Casa Legislativa, a Marcos Vinicius Vasconcelos, jovem de 20 anos que resgatou uma mulher e duas crianças ilhadas em um carro sendo arrastado pela correnteza no mês passado, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
A proposta, de autoria original dos deputados Felipinho Ravis (SDD) e Átila Nunes (PSD), foi aprovada na última quarta-feira (6), através do Projeto de Resolução 626/24. Também assinam o projeto como coautores os deputados Carlos Minc (PSB), Elika Takimoto (PT), Fred Pacheco (PMN) e Martha Rocha (PDT).
Resgate
Em um ponto do centro de Nova Iguaçu, um veículo ficou desgovernado com uma mulher e sua filha pequena no interior. Quando o carro “encalhou” próximo a um ônibus, um dos passageiros, o jovem Marcos Vinícius, correu para fazer o resgate das duas. Enquanto a correnteza forçava o veículo, ele tirou a menina e depois esperou a mão lhe passar bolsas e mochilas de dentro do carro. Por fim, o rapaz ajudou a mãe a sair.
Poucos segundos após a última ocupante entrar no coletivo, o carro foi levado pela água. Por pouquíssimo tempo, as duas poderiam ser arrastadas também.
Veja as cenas do resgate:
🚨 MUITA CHUVA EM NOVA IGUAÇU
🚨Jovem salva família que estava sendo arrastada pela enxurrada em Nova Iguaçu, na Baixada-RJ pic.twitter.com/pBr8FLQ61o
— Blitz RJ Oficial (@blitzRJoficial) February 22, 2024
@globorjtv Nova Iguaçu tá debaixo de água e um rapaz tirou duas bebês e uma mulher de dentro de um carro. Isso aqui é heroísmo puro! pic.twitter.com/jrSLkLlx6B
— Bruna (@aloucadospandas) February 22, 2024
Após o resgate, Marcos Vinícius, retornou para casa e deparou-se com sua própria residência alagada. O jovem é auxiliar de logística e vive na Baixada Fluminense.
Homenagem na Alerj
“A homenagem é dedicada ao ato de heroísmo de Marcos. O mundo precisa de pessoas com o coração disponível, empatia e abnegação. Ele colocou em risco a sua própria vida naquelas condições tão adversas”, disseram os autores da homenagem. A informação é do Brasil de Fato.
Deixe um comentário