O Estado Islâmico reivindicou o ataque à casa de shows Crocus City Hall, em Krasnogorsk, nos arredores de Moscou, na Rússia, nesta sexta-feira (22). Ao menos 115 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas. As informações da agência de notícias Reuters e da russa Baza.
Segundo autoridades locais, cinco homens armados e vestidos com roupas camufladas invadiram o espaço e abriram fogo contra os presentes. Também foram lançadas granadas. O ataque ocorreu por volta de 20h, horário local, desta sexta-feira (22).
De acordo com a agência de notícias Tass, também foram ouvidas duas explosões no local, dando início a um incêndio. O Crocus City Hall tem capacidade para 6 mil pessoas.
O Grupo Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria do ataque.
Momentos de pânico
Pessoas que estavam na casa de shows relataram momentos de terror durante o ataque a tiros.
“Estava sentado no corredor de cima, onde ficavam as varandas. Ouvimos tiros e não entendemos o que havia acontecido. Depois, vi como os terroristas entraram e começaram a atirar em todo mundo”, disse uma testemunha.
Ataque: prefeito cancela atividades
Após o ataque, o prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, anunciou o cancelamento de todos os eventos esportivos, culturais e públicos na capital russa neste fim de semana.
“Uma terrível tragédia ocorreu hoje no Crocus City. Sinto muito pelos entes queridos das vítimas”, lamentou o prefeito.
Itamaraty emite nota
O ex-chanceler e assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, declarou a Sputnik Brasil que o país condena ações terroristas como as que aconteceu mais cedo, nesta sexta-feira (22), na Rússia.
“É uma tragédia, condenamos atos terroristas”, disse Celso a Sputnik Brasil.
Por meio de nota, o Itaramaty afirma que o Brasil manifesta sua solidariedade ao povo e ao governo da Rússia.
“O governo brasileiro tomou conhecimento, com consternação, do atentado ocorrido, hoje, 22 de março, na sala de espetáculos Crocus City Hall, em Moscou, na Rússia. Ao expressar condolências aos familiares das vítimas e o desejo de pronta recuperação aos feridos, o Brasil manifesta sua solidariedade ao povo e ao governo da Rússia e reitera seu firme repúdio a todo e qualquer ato de terrorismo”, afirma a nota emitida pelo órgão.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
O 1º capítulo do livro de Navalny, o ativista russo que morreu lutando contra Putin
Ele acabou morrendo na prisão em fevereiro de 2024 e a obra está sendo lançada agora no Brasil pela Editora Rocco
Ataque de abelhas deixa mais de 30 feridos e um cavalo morto no RS
O ataque aconteceu durante a 12º Cavalgada da Amizade em Porto Alegre
Putin declara ‘trégua de Páscoa’, mas Ucrânia diz que Rússia mantém ataques
Presidente russo disse que ações serão pausadas por 30 horas, mas tropas estarão prontas para revidar ataques