Evento astronômico considerado raro pelos astrônomos, hoje ocorrerá um eclipse solar total em parte da Terra. Contudo, nem todo mundo poderá acompanhá-lo diretamente: o dia virará noite principalmente na América do Norte, com o evento podendo ser observado no México, Estados Unidos e Canadá, caso as condições meteorológicas sejam favoráveis.
O eclipse também poderá ser visto no Pacífico Sul e, parcialmente, em alguns pontos na Europa. No hemisfério sul, onde o Brasil se encontra, não haverá qualquer diferença –o último evento desse tipo observável em território nacional ocorreu em 1994.
Leia mais: Satélite da Nasa vai pesquisar oceanos e efeitos das mudanças climáticas
A Nasa (Agência Espacial Americana) irá transmitir o eclipse em tempo real por seus perfis nas redes sociais. O eclipse começará às 15h07, horário de Brasília, ainda no oceano e poderá ser observado primeiro na costa mexicana.
Eclipse vai ajudar em experimento científico
A Nasa vai aproveitar o momento único para obter mais conhecimento sobre a nossa atmosfera. Três foguetes serão lançados antes, durante e depois do pico do eclipse, em intervalos de 45 minutos, para estudar como a atmosfera superior da Terra é afetada pela ausência momentânea de radiação solar.
Deixe um comentário