ICL Notícias
Internacional

Biden diz que não vai retirar candidatura à Presidência dos Estados Unidos

Segundo o New York Times, candidato teria confidenciado a aliado que reconsideraria continuar em campanha
03/07/2024 | 19h34

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou nesta quarta-feira (3) que não cogita desistir da corrida pela Presidência. A afirmação é uma resposta às pressões pela desistência da candidatura e a notícia do The New York Times (NYT) que dizia que o democrata estaria pensando em abrir mão da disputa caso não conseguisse reverter a opinião pública sobre sua aptidão para assumir um novo mandato.

De acordo com a Associated Press (AP), o presidente confirmou que se manterá candidato à Presidência dos Estados Unidos durante uma chamada de vídeo feita pelo Comitê Nacional Democrata. A aparição pegou correligionários de surpresa.

Segundo o NYT, Biden disse que está na corrida presidencial até o fim. A decisão foi apoiada pela vice-presidente Kamala Harris. “Não vamos recuar.  Vamos lutar e vamos vencer”, afirmou ela.

A porta-voz da Presidência, Karine Jean-Pierre, também afirmou que o atual presidente e candidato não planeja desistir da disputa. “Absolutamente, não!”, disse. Além disso, a Casa Branca comunicou que Biden “não está pensando em desistir”.

Presidente durante o debate com Trump. Foto: Justin Sullivan/ Getty

Substituição de Biden

O NYT publicou nesta semana matéria que dizia que, pela primeira vez, Biden teria levantado dúvidas sobre sua permanência na disputa pela reeleição. Karine Jean-Pierre, no entanto, negou a informação.

As dúvidas surgem logo após o desempenho ruim durante o debate presidencial, onde, segundo o NYT, o presidente teria dito que não sabe se conseguirá se reerguer após o mal desempenho contra o adversário, o republicano Donald Trump.

Outro fator que, segundo o NYT, estremeceu a confiança de Biden é a opinião pública, que questiona a capacidade do presidente governar por mais quatro anos.

Desde o debate, membros do Partido Democrata têm pressionado para que Biden seja substituído por outro candidato mais apto. No entendo, segundo as normas da sigla, o próprio candidato deve retirar a candidatura.

Pesquisa

Nesta terça-feira (2), a agência de notícias Reuters, juntamente com o instituto de pesquisas Ipsos, divulgou pesquisa que dizia que um em cada três democratas acredita que Biden deveria desistir do pleito.

A pesquisa ouviu 1.070 pessoas ao redor de todo o Estados Unidos dois dias depois do debate. O levantamento também revelou que a única pessoa capaz de vencer Donald Trump, em um confronto hipotético, seria a ex-primeira-dama Michelle Obama.

LEIA TAMBÉM

Biden perdido e Trump mentiroso: um debate ruim nos EUA

Cresce pressão por desistência de Biden; Michelle Obama é a substituta favorita dos americanos

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail