Pesquisa do Datafolha, publicada nesta sexta-feira (5), mostra que o atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), está isolado na liderança das intenções de voto com 53%. O percentual, se for mantido, garante a reeleição no primeiro turno.
Paes é seguido pelos deputados federais Tarcísio Motta (PSOL) — com 9% — e Alexandre Ramagem (PL) — 7%. A pesquisa ouviu 840 eleitores entre terça (2) e quinta-feira (4). A margem de erro é de 3 pontos percentuais. A informação é da Folha de S. Paulo.
Em seguida, aparecem os nomes de Juliete Pantoja (UP) e Cyro Garcia (PSTU), com 3% cada, o deputado estadual Rodrigo Amorim (União) e o deputado federal Marcelo Queiroz (PP), com 2%, e a deputada estadual Dani Balbi (PC do B), com 1%. Carol Sponza (Novo) foi citada, mas não alcançou 1%.
Declararam não saber 5% dos entrevistados e afirmaram que pretendem anular o voto 14%.
Datafolha: menções espontâneas
Eduardo Paes registrou ainda 28% nas menções espontâneas da pesquisa —neste caso, o entrevistado não recebe uma listagem dos pré-candidatos. Ramagem e Tarcísio empataram em 2%. Outras respostas somam 5% e nulo 9%. Segundo o Datafolha, mais da metade (53%) não citou o nome de nenhum pré-candidato.

Família Bolsonaro apoia candidatura de Alexandre Ramagem (Carolina Antunes/PR)
Nível de conhecimento
Paes é conhecido por 100% dos eleitores — 67% afirmam conhecer muito bem. Já Ramagem é conhecido por 37% dos entrevistados e Tarcísio é conhecido por 63% dos eleitores.
Cenário
A pesquisa do Datafolha também encampou cenário com menos candidatos. Foram retirados Amorim, Queiroz e Balbi. Nesta configuração, Paes registra 55% das intenções de voto, seguindo por Tarcísio (10%) e Ramagem (7%).
Cyro aparece com 4%, Pantoja mantém os 3% e Carol Sponza vai a 1%. Nulos chegam a 15% e indecisos, 5%.
O nome do PC do B provavelmente não será confirmado em convenção, já que a sigla participa da federação junto com PT e PV, que devem apoiar Paes.
Amorim e Queiroz devem ter a candidatura confirmada, já que fazem parte de uma estratégia de pulverização de nomes para tentar ampliar a retirada de votos de Paes.
Rejeição
O candidato com maior taxa de rejeição é Cyro Garcia, com 27%. Tarcísio aparece com 22%, no mesmo patamar de Ramagem (21%), Queiroz (19%), Paes (19%), Amorim (18%) e Balbi (17%).
Pantoja e Sponza foram mencionadas por, cada uma, 15% dos entrevistados neste quesito.
LEIA TAMBÉM:
Pesquisa Prefab Future: Eduardo Paes lidera intenções de voto à Prefeitura do Rio
Relacionados
Com aval do STF, Eduardo Paes aposta no liberou geral das polícias no Rio de Janeiro
Prefeito do Rio assume ‘populismo progressista’ na preparação de sua campanha ao governo do estado, aliando-se ao bolsonarismo e aproximando-se do presidente salvadorenho Nayib Bukele
47% dos funcionários economizam mais de R$ 600 em trabalho remoto, mostra relatório
Relatório aponta que funcionários estariam dispostos a abrir mão de 25% do salário em troca de continuar no home office
Eduardo Paes viajará a El Salvador para conhecer modelo de segurança de Bukele
Em breve, Paes embarca para conhecer de perto as ações implementadas pelo presidente Nayib Bukele no país