ICL Notícias

O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD) lidera pesquisa de intenção de voto com larga distância de seus adversários. Pesquisa do Instituto Quaest divulgada na quarta-feira (24) aponta o pré-candidato à prefeitura do Rio com 49% e seu principal adversário, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL) com 13%. Em terceiro lugar, está o pré-candidato do PSOL Tarcísio Motta com 7%.

A Quaest entrevistou presencialmente 1.104 eleitores de 16 anos ou mais na capital do Rio de Janeiro de sexta-feira (19) até segunda (22). A pegunta era estimulada (isto é, aquela em que se apresentam os nomes dos prováveis candidatos). A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os pré-candidatos Cyro Garcia (PSTU) e Rodrigo Amorim (União Brasil), pontuam 3%, seguidos por Juliete Pantoja (UP) e Marcelo Queiroz (PP), com 2% cada. Carol Sponza (Novo) e Dani Balbi (PC do B) marcaram 1% cada um. Henrique Simonard (PCO) não pontuou.

Num segundo cenário, sem os nomes de Garcia, Pantoja, Sponza, Dani Balbi e Simonard, Paes aparece com 52% dos votos, contra 14% de Ramagem e 10% de Motta. Esse patamar garantiria a reeleição do prefeito ainda em primeiro turno. Em pesquisa realizada em junho pelo mesmo instituto, Paes tinha 51%, Ramagem 11% e Tarcísio Motta 8%.

No levantamento espontâneo, ainda há uma grande quantidade de pessoas que se dizem indecisas, apesar da queda em relação a junho. Paes registra 22% enquanto Ramagem tem 5%. Os indecisos, nesse questão, são 70%.

Paes

Família Bolsonaro apoia candidatura de Alexandre Ramagem (Carolina Antunes/PR)

Paes também lidera no segundo turno

A Quaest também pesquisou o apoio de políticos e questionou os eleitores sobre sua intenção de voto se o atual prefeito da cidade for apoiado por Lula (PT) e se Ramagem, por Jair Bolsonaro (PL). Com essa informação, Paes vai de 52% das intenções de voto para 46%, e Ramagem passa de 14% para 30%.

A empresa de pesquisa e consultoria ainda testou três cenários de segundo turno. Em todos os que aparece, Paes tem longa distância de seus adversários, marcando 62% a 25% de Ramagem, e 57% a 24% de Tarcísio Motta. Em uma eventual segunda votação entre Ramagem e Motta, ambos estariam empatados com 32%. Disseram votar branco ou nulo 35%, e 1% estaria indeciso.

O levantamento foi encomendado pela Rádio Tupi e protocolado na Justiça Eleitoral sob o número RJ-03444/2024.

 

SAIBA MAIS:

Ramagem procurou servidora para saber como evitar demissões de agentes investigados

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail