O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD) lidera pesquisa de intenção de voto com larga distância de seus adversários. Pesquisa do Instituto Quaest divulgada na quarta-feira (24) aponta o pré-candidato à prefeitura do Rio com 49% e seu principal adversário, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL) com 13%. Em terceiro lugar, está o pré-candidato do PSOL Tarcísio Motta com 7%.
A Quaest entrevistou presencialmente 1.104 eleitores de 16 anos ou mais na capital do Rio de Janeiro de sexta-feira (19) até segunda (22). A pegunta era estimulada (isto é, aquela em que se apresentam os nomes dos prováveis candidatos). A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os pré-candidatos Cyro Garcia (PSTU) e Rodrigo Amorim (União Brasil), pontuam 3%, seguidos por Juliete Pantoja (UP) e Marcelo Queiroz (PP), com 2% cada. Carol Sponza (Novo) e Dani Balbi (PC do B) marcaram 1% cada um. Henrique Simonard (PCO) não pontuou.
Num segundo cenário, sem os nomes de Garcia, Pantoja, Sponza, Dani Balbi e Simonard, Paes aparece com 52% dos votos, contra 14% de Ramagem e 10% de Motta. Esse patamar garantiria a reeleição do prefeito ainda em primeiro turno. Em pesquisa realizada em junho pelo mesmo instituto, Paes tinha 51%, Ramagem 11% e Tarcísio Motta 8%.
No levantamento espontâneo, ainda há uma grande quantidade de pessoas que se dizem indecisas, apesar da queda em relação a junho. Paes registra 22% enquanto Ramagem tem 5%. Os indecisos, nesse questão, são 70%.

Família Bolsonaro apoia candidatura de Alexandre Ramagem (Carolina Antunes/PR)
Paes também lidera no segundo turno
A Quaest também pesquisou o apoio de políticos e questionou os eleitores sobre sua intenção de voto se o atual prefeito da cidade for apoiado por Lula (PT) e se Ramagem, por Jair Bolsonaro (PL). Com essa informação, Paes vai de 52% das intenções de voto para 46%, e Ramagem passa de 14% para 30%.
A empresa de pesquisa e consultoria ainda testou três cenários de segundo turno. Em todos os que aparece, Paes tem longa distância de seus adversários, marcando 62% a 25% de Ramagem, e 57% a 24% de Tarcísio Motta. Em uma eventual segunda votação entre Ramagem e Motta, ambos estariam empatados com 32%. Disseram votar branco ou nulo 35%, e 1% estaria indeciso.
O levantamento foi encomendado pela Rádio Tupi e protocolado na Justiça Eleitoral sob o número RJ-03444/2024.
SAIBA MAIS:
Ramagem procurou servidora para saber como evitar demissões de agentes investigados
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Castro sanciona lei para ter policiais em ônibus do RJ após aumento de assaltos
Programa Ônibus Seguro permitirá atuação de agentes armados em coletivos da região metropolitana
Baía de Guanabara recebe 3 milhões de litros de chorume por dia
Movimento social cobra atuação dos órgãos ambientais
Câmara do Rio dá à luz o Dia da Cegonha Reborn
Projeto agora segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes (PSD)