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A Receita Federal paga, nesta quarta-feira (31), o 3º lote de restituições do Imposto de Renda 2024. Ao todo, mais de 6,09 milhões de contribuintes serão contemplados, no valor total de R$ 8,5 bilhões.

Neste lote, 54.241 contribuintes domiciliados no Rio Grande do Sul (RS) foram priorizados por conta do estado de calamidade decretado no estado.

Do valor total, R$ 529,5 milhões referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade no recebimento.

Dos prioritários, são 14.756 idosos acima de 80 anos; 95.040 contribuintes entre 60 e 79 anos; 9.672 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; 34.014 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e 5.711.130 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via Pix.

Veja o calendário da restituição do Imposto de Renda 2024

Reforma Tributária

Do valor total, R$ 529,5 milhões referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade no recebimento

De acordo com a Receita Federal, os pagamentos das restituições do IR 2024 serão feitos em cinco lotes:

  • 1º lote: 31 de maio (5.562.065 contribuintes).
  • 2º lote: 28 de junho (5.755.667 contribuintes).
  • 3º lote: 31 de julho (6.091.572 contribuintes).
  • 4º lote: 30 de agosto.
  • 5º lote: 30 de setembro.

Para verificar o status da declaração e da restituição, o contribuinte pode fazer a consulta na página da Receita Federal, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Pelo serviço, o contribuinte pode verificar se está na lista de espera ou se há alguma pendência.

Se a mensagem exibida for “Em Fila de Restituição”, significa que a declaração foi processada, mas a restituição ainda não foi liberada. Basta esperar e fazer a consulta nos próximos lotes.

Já no item “Pendências de Malha”, o contribuinte pode verificar se sua declaração está em malha e também verificar qual é o motivo pelo qual ela ficou retida.

Caso identifique alguma pendência, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações. Corrigindo o erro ou pendência, basta enviar uma declaração retificadora, pelo Programa Gerador da Declaração ou pelo aplicativo.

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