ICL Notícias

Por Julia Chaib e Victoria Azevedo

(Folhapress) — O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convocou alguns líderes partidários para virem a Brasília nesta terça-feira (3) para tratar da disputa pela presidência da Casa. Ele indicou a aliados que deverá anunciar até esta quarta-feira (4) o nome do candidato que irá apoiar.

A eleição ocorre em fevereiro de 2025, e Lira não pode se reeleger. Hoje, são candidatos os líderes Antonio Brito (PSD-BA), Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), além do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (SP).

No sentido horário: Antonio Brito, Isnaldo Bulhões Jr., Marcos Pereira e Elmar Nascimento (Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados)

Encontro com candidatos

A tendência, de acordo com aliados do presidente da Câmara, é que ele indique apoio a Elmar, de quem é mais próximo. Há uma expectativa de que Lira se reúna ao longo desta terça-feira com líderes partidários na tentativa de conseguir apoio das legendas ao nome de seu candidato.

Até o momento, Brito e Pereira não foram chamados por Lira para virem a Brasília. Elmar já está na cidade.
Parlamentares contrários à candidatura de Elmar fizeram um esforço para tentar reunir consenso em torno de um nome para fazer frente ao líder da União Brasil. Segundo a Folha apurou, Lira indicou a Marcos Pereira que poderia apoiá-lo caso ele conseguisse o apoio dos outros dois candidatos –já que os três integram o mesmo bloco partidário na Câmara.

Nos últimos dias, houve diversas conversas para convencer Brito e Gilberto Kassab, presidente do PSD, a abrir mão da disputa. A investida, porém, fracassou.

Nos últimos dias, Lira também se reuniu com o presidente Lula (PT) em duas ocasiões e com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no domingo (1º). Inicialmente, ele tinha estabelecido agosto como a data final para indicar quem iria apoiar. Mas, diante da falta de consenso, o alagoano adiou esse anúncio.

 

SAIBA MAIS: 

Lira se encontra novamente com Lula para tratar de sucessão após reunião com Bolsonaro

Lira quer novo encontro com Lula sobre sucessão da Câmara após reunião com Bolsonaro

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail