ICL Notícias

Por Nicolás Satriano

Cresce a angústia de brasileiros que querem sair da Faixa de Gaza. Embora o governo de Israel tenha garantido ao Brasil que o grupo de 34 brasileiros entraria na lista de estrangeiros até ontem, quarta-feira (8), e que possivelmente sairia hoje de Gaza, quinta-feira (9), não foi cumprido o acordo. Nesta quinta, tampouco houve divulgação de lista de permissões para deixar o território e atravessar a fronteira.

Ainda assim, segundo informações confirmadas ao ICL Notícias pelo embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, um alento foi a reabertura da Passagem de Rafah (acesso para o Egito) nesta manhã. Ela tinha ficou fechada durante a quarta-feira, o que minou a esperança dos brasileiros que estão presos no território. Em tese, a justificativa para o fechamento foi “questão de segurança”.

REVOLTA

Hasan Rabee, de 30 anos, brasileiro preso em Gaza, reagiu ao fechamento da fronteira. Já na quarta-feira, com a informação de que a saída de estrangeiros foi suspensa, ele disse que havia “0% de chance” de que ele e sua família saíssem. Ainda assim, segundo Hasan, a inclusão dos nomes do grupo na lista vai representar um “avanço muito grande”.

Em relação a vídeo divulgado pela embaixada de Israel no Brasil, atribuindo ao Hamas a culpa pela dificuldade na liberação de estrangeiros, Hasan rebateu a fala dizendo que se trata de uma mentira. “Mentindo para brasileiro e tem gente acreditando nele. Eles estão fazendo massacres diariamente e falam de guerra contra o Hamas. Mas é mentira. Estão matando cidadão”, disse.

Enquanto isso, a situação do grupo de brasileiros se deteriora com fome e sede. A água que eles têm, segundo Hasan, é salgada e e a comida é escassa. “A gente não encontra. Você entra no supermercado e não encontra nada”, resumiu.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail