Por Vitor d’Avila — Tempo Real
Rodrigo Neves (PDT) foi eleito prefeito de Niterói, neste domingo (27), e retornará ao executivo municipal após quatro anos. Com 94,64% das urnas apuradas, o pedetista soma 57,03% dos votos válidos, portanto, derrotando seu adversário Carlos Jordy (PL) que, até o momento, aparece com 42,97%.
Neves tem 48 anos e é sociólogo por formação. Ao longo de sua trajetória, foi vereador de Niterói, deputado estadual e secretário de estado. Concorreu para prefeito pela primeira vez em 2008, pelo PT, mas foi derrotado no primeiro turno por Jorge Roberto Silveira (PDT). Tentou de novo em 2012, desta vez com sucesso, sendo reeleito em 2016 após migrar para o PV.
Pegando carona na popularidade obtida pela boa avaliação de sua gestão na pandemia da covid-19, Neves foi candidato a governador em 2022, já pelo PDT. Contudo, foi derrotado no primeiro turno por Cláudio Castro (PL). Durante seu segundo mandato, em 2018, foi preso em um dos desdobramentos da operação Lava Jato no Rio. Foi solto logo depois e teve o processo encerrado em 2023 pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Campanha tensa
A disputa em Niterói, uma das mais tensas da história da cidade, colocou em lados opostos um experiente e um novato em eleições majoritárias. Rodrigo Neves foi prefeito entre 2013 e 2020 além de eleger seu sucessor, Axel Grael (PDT). Carlos Jordy, por outro lado, tem dois mandatos de deputado federal e um de vereador, mas disputou sua primeira eleição para o Poder Executivo.
A campanha em Niterói foi marcada, principalmente no segundo turno, por fortes trocas de ataques e acusações entre os candidatos, além de uma série da ações na Justiça Eleitoral em que um tentou derrubar postagens das redes sociais do outro. A campanha de Neves, por exemplo, tentou colar Jordy a um suposto grupo de pitboys que atuava na cidade nos anos 2000. O bolsonarista, por outro lado, buscou ligar a imagem do adversário a diferentes casos de corrupção.
SAIBA MAIS:
Reduto da esquerda no RJ, Niterói tem disputa inédita com representante da direita
Deixe um comentário